Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Bancrios voltam ao trabalho

Os bancários da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Banrisul de Candelária retornaram ao trabalho normal nesta quinta-feira, acompanhado colegas do resto do Brasil que encerraram a greve, que já durava 15 dias. Na cidade os funcionários da CEF foram os primeiros a aderir ao movimento em seguida foram os do Banrisul.
O final da greve aconteceu porque na quarta-feira, 22, depois de assembléias, os grevistas decidiram aceitar a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
A categoria vai receber aumentos diferenciados por faixas etárias. Pelo acordo, os bancários que recebiam remuneração fixa mensal até R$ 2.500, em 31 de agosto deste ano, vão ter reajuste de 10%. Aqueles que ganhavam, na mesma data, salários superiores a R$ 2.500 serão aumentados em 8,15%. Esses percentuais vão incidir sobre a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), que é de 90% sobre o valor do salário.
O comando dos bancários avaliou que as últimas propostas apresentadas pelos representantes dos bancos tiveram avanço. Embora não atendessem a todas as reivindicações dos trabalhadores, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) defendeu a aprovação do acordo.