Logo Folha de Candelária
Geral 25/03/2020 18:01
Por: Redação

Vacinação de idosos: roteiro do interior está cancelado até a chegada de novas doses

A exemplo do que ocorreu em todo o estado, intensa procura em Candelária quase zerou o estoque. Não há prazo para uma nova remessa

A força-tarefa organizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Candelária para vacinar o maior número possível de pessoas com mais de 60 anos foi muito bem sucedida. Tanto que das 1.800 doses iniciais, reforçadas na terça, 24, por mais 1.080, quase todas foram aplicadas. Segundo a secretária municipal de Saúde, Grazieli Priebe, no final do expediente de quarta, 25, restavam cerca de 300 doses. Esse baixo estoque obrigou a interromper o roteiro de vacinação no interior do município. Isso significa que a vacinação prevista para quinta, 26, nas localidades da Vila União, Roncador, Arroio Lindo, Três Pinheiros e Alto da Légua está cancelada até segunda ordem. O calendário previsto para sexta, 27, também não poderá ser cumprido. Grazieli esclarece que as doses disponíveis, por ora, ficarão distribuídas nas unidades de saúde da cidade, no PAM Central e nos postos do Rincão Comprido, do bairro Ewaldo Prass e do bairro Marilene.

A secretária Grazieli informa não haver previsão em relação à chegada de uma nova remessa de doses de vacinas. Mesmo assim, ela pede para as pessoas com mais de 60 anos que moram na zona rural não venham para a cidade, pois prossegue a ordem de isolamento social. Assim que vier uma nova remessa de doses, a vacinação será retomada no interior. Grazieli ainda salientou que essa realidade de falta de vacinas foi verificada em quase todo o estado. De acordo com a secretária, por conta da pandemia do coronavírus, a campanha de vacinação contra a gripe foi antecipada, já que normalmente acontecia apenas em maio. Por isso, os laboratórios não estavam preparados para essa demanda tão grande e antes da época prevista.