Por: Arthur Mallmann
32ª Feira do Peixe inicia na quarta
Evento reunirá piscicultores locais na comercialização de pescados frescos
A tradicional Feira do Peixe de Candelária, organizada pela Emater/RS-Ascar, com o apoio da Prefeitura, chega à sua 32ª edição em 2025 e promete movimentar novamente a cidade com a oferta de pescados frescos diretamente dos produtores locais. O evento, que integra o calendário de atividades da Semana Santa, acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de abril, com estrutura montada junto à Feira Ecológica Municipal, na Rua 7 de Setembro, e também na Rua Botucaraí, em frente ao Posto de Saúde.
A feira funcionará em formato de preço livre, no qual cada piscicultor define o valor de venda de seus produtos. Para participar, os interessados devem se inscrever gratuitamente no Escritório da Emater de Candelária, sendo cobrada apenas uma taxa de limpeza. A venda ocorrerá das 8h30 às 18h30 na quarta, 16, e na quinta, 17. Na Sexta-Feira Santa, 18, o horário será das 8h30 às 11h ou enquanto houver estoque disponível.
Segundo Sanderlei Pereira, chefe do Escritório da Emater de Candelária, a expectativa é de que sejam comercializadas entre 5 e 7 toneladas de peixe este ano. “O pessoal ainda está se inscrevendo. Temos confirmados seis inscritos e mais três feirantes já pegaram as fichas”, comentou. “Teremos muitas variedades de filé e tilápias de vários tamanhos, que é um peixe sempre muito procurado na feira. Nossa expectativa para esse ano é muito boa”, concluiu Sanderlei.
As inscrições seguem abertas até a próxima terça-feira, 15, véspera do início da feira.
Organização
Os produtores deverão levar seus próprios utensílios, como balança, embalagens, gelo e caixa de isopor. A organização também estabeleceu normas para garantir a ordem e o bom funcionamento do evento, como a obrigatoriedade de comercialização apenas dentro da área da feira e o descarte correto dos resíduos, entre outras.