Logo Folha de Candelária
Geral 22/03/2020 20:02
Por: Redação

Ministro da Saúde atualiza números do coronavírus no país: 1.546 casos

Luiz Henrique Mandetta pediu bom senso na adoção de medidas restritivas e alertou sobre o uso político da pandemia

Através de uma longa entrevista no final da tarde de domingo, 22, com a participação do ministro Luiz Henrique Mandetta, o Ministério da Saúde atualizou os números do coronavírus no Brasil. Os casos confirmados do Covid-19 chegaram a 1.546 em todo o país, com um total de 25 vítimas fatais. O ministro recomendou bom senso em relação às medidas restritivas que estão sendo adotadas pelos estados e por municípios. Ele alertou sobre o uso político eleitoral do coronavírus por prefeitos que disputarão a reeleição em outubro deste ano e também por pré-candidatos de oposição. “É melhor pensarmos nas próximas gerações que nas próximas eleições”, disse.

Mandetta ressaltou que o governo vai estimular a produção de novos respiradores para atender os pacientes mais graves. Anunciou também o aumento da capilaridade de leitos para tratar os doentes no país. O ministro afirmou ainda que não é prudente a realização de cultos e missas em igrejas. Segundo ele, algumas prefeituras decidiram interromper o sistema de ônibus ”abruptamente” e, por isso, profissionais da saúde não conseguiram chegar ao trabalho. “É preciso definir o que é essencial, para que a gente não faça de uma paralisação total um remédio mais duro do que o próprio vírus, e esse remédio possa inviabilizar a nossa vida”, afirmou. “É preciso que haja bom senso entre os governantes e pontos de equilíbrio”, completou.

O ministro pediu para a população cuidados com idosos. Ele disse ainda que, em hipótese nenhuma, se pronunciará por áudios de aplicativos de conversas, como o WhatsApp. De acordo com Mandetta, pessoas que espalham fake news (notícias falsas) são “doentias”. Mandetta lembrou que somente 15% das pessoas que serão contaminadas deverão, de fato, precisar serem internadas. De acordo com o ministro, o Brasil terá menos casos graves porque a maioria da população é jovem. Para ele, o coronavírus poderia ser mais uma forte gripe caso já houvesse uma vacina e os casos estivessem sido distribuídos ao longo do ano.

NO RIO GRANDE DO SUL – Já no Rio Grande do Sul o total de casos confirmados de coronavírus chegou a 81 neste domingo, 22. Dos seis casos novos relatados, três são de Porto Alegre, um de Lajeado, um de Santo Antônio da Patrulha e um de Canoas.

NO MUNDO – Em todo o planeta, de acordo com um site que rastreia os casos em tempo real, às 19h46 do domingo, 22, os casos ativos do coronavírus somavam 335.403. Deste contingente, 223.156 são considerados ativos, 97.636 recuperados e 14.611 casos fatais. A China segue liderando o ranking,com 81.054 diagnósticos positivos, seguida da Itália, com 59.138 casos e Estados Unidos com 33.382 confirmações.