Logo Folha de Candelária
Geral 20/05/2017 17:42
Por: Diego Foppa

Obras de nova ponte entram na reta final

Tráfego nos dois sentidos deverá ser liberado somente após a estrutura atingir a resistência necessária

As obras da ponte no quilômetro 153 da RSC-287, devem ser finalizadas na próxima semana, após a preparação da laje de rolamento, que compõe o terceiro e último passo desta etapa, juntamente com o posicionamento de armaduras e formas. Porém, a passagem de veículos só será permitida, após a estrutura atingir a resistência necessária, o que deve acontecer entre o final deste mês e o início de junho. Conforme o engenheiro da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Luiz Fernando Vanacor, a obra será concluída dentro do prazo estabelecido. "Assim como na primeira metade da ponte construída no sentido Candelária/Novo Cabrais, esta segunda parte da obra foi dividida em três etapas", explicou. 
Ainda segundo o engenheiro da estatal, a própria empresa que está construindo a ponte irá realizar a remoção da galeria danificada, aumentando a vazão da água de nove para 14 metros. "Este trabalho não irá alterar em nada a trafegabilidade, por isso nosso objetivo maior é concluirmos a ponte", disse Vanacor. 
No dia 18 de abril foi finalizado o primeiro lado da ponte no sentido oposto ao que vem sendo construído, permitindo a passagem de todos os tipos de veículos, e sem a restrição de peso, antes existente na estrutura provisória montada pelo 3º Batalhão de Engenharia de Combate, de Cachoeira do Sul. Apesar do fluxo de veículos ter aumentado, levando em consideração que não há restrição de peso e o tráfego segue sendo alternado com auxílio de sinaleiras manuais, Vanacor salienta que a trafegabilidade se tornou mais rápida e contínua. "Na estrutura montada pelo Exército, havia uma série de restrições. Além do limite de peso, apenas um veículo por vez passava e ainda eram necessárias interrupções no trânsito para que fosse realizada manutenção, que acabava gerando certo atraso", salientou.