Logo Folha de Candelária
Geral 19/01/2021 20:21
Por: Redação

Solenidade na Casa de Cultura marca o início da vacinação contra a covid-19 em Candelária

Primeiros a receber as doses serão os profissionais da saúde e funcionários e moradores de abrigos de idosos

  • Solenidade contou com a presença de autoridades municipais, profissionais da saúde e da imprensa
  • Paulo Cezar Pereira da Costa, médico do Centro de Atendimento a Pessoas com Sintomas Respiratórios
  • Lidia Correia dos Santos,enfermeira da ala da covid-19 no Hospital Candelária

Uma breve solenidade realizada na Casa de Cultura Marco Mallmann no início da noite desta terça, 19, marcou de forma oficial o início da vacinação contra a covid-19 em Candelária. Entre autoridades, profissionais da saúde e da imprensa escrita e falada, o momento sinalizou para o fim próximo e tão esperado dessa longa pandemia, que marcou de forma indelével o ano de 2020 e deixando cicatrizes na população de todo o mundo. Chegaram a Candelária 250 doses da vacina, a Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a Universidade de Oxford.

Os primeiros a receber as vacinas foram o médico Paulo Cezar Pereira da Costa, que atua no Centro de Atendimento a Pacientes com Sintomas Respiratórios, e a enfermeira Lidia Correia dos Santos, que atua na ala da covid-19 no Hospital Candelária.

Em seguida, fizeram uso da palavra o secretário de Administração e coordenador do COE (Centro de Operações de Emergência) de Candelária, Jorge Mallmann, e o prefeito Nestor Ellwanger. Nos pronunciamentos, a ênfase foi dada ao fato de que, com a chegada das vacinas, os cuidados com a contaminação pelo coronavírus devem continuar, e que, por algum tempo, será necessário ainda um pouco de paciência por parte da população antes que se decrete o fim definitivo da pandemia.

A partir de agora, serão imunizados, num primeiro momento, profissionais da área da saúde, residentes e idosos moradores das Instituições de Longa Permanência, ou seja, os abrigos para idosos. A vacinação do restante da população obedecerá à liberação de futuras remessas de novas doses.