Logo Folha de Candelária
Geral 09/02/2025 18:49
Por: Arthur Mallmann

Justiça adia volta às aulas na rede estadual

Ano letivo nas escolas estaduais reiniciaria nesta segunda, 10, mas liminar ordenou que as aulas sejam retomadas somente no dia 17 por causa da previsão de calor extremo

O Tribunal de Justiça (TJ) acatou o pedido do Cpers e determinou, por meio de uma liminar, o adiamento do início do ano letivo na rede estadual devido às altas temperaturas registradas no Rio Grande do Sul. A decisão foi tomada neste domingo, 9, pela desembargadora Lucia de Fátima Cerveira.

Com a medida, as aulas, que estavam previstas para começar nesta segunda-feira, 10, foram remarcadas para o dia 17 de fevereiro.

Segundo a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), aproximadamente 1.500 estudantes estão matriculados na rede estadual em Candelária.

Conforme noticiado pelo portal GZH, o governo estadual informou que a Procuradoria-Geral do Estado está analisando a decisão e preparando o recurso adequado.Na sexta-feira anterior, o governo já havia rejeitado a solicitação do sindicato. Em nota, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) afirmou que continuaria acompanhando os alertas de calor e seguindo as recomendações da Defesa Civil Estadual.

Atualização

Há pouco, o governo do Estado divulgou uma nota confirmando que não haverá aula nesta segunda, 10. Confira o comunicado:

O governo do Estado informa que, em cumprimento a decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, não haverá aula nas 2.320 escolas da Rede Estadual nesta segunda-feira (10/2).  

Considerando que a decisão pode ser revertida em análise do recurso que será interposto ainda neste domingo (9), o governo disponibilizará informações atualizadas acerca da data de início do ano letivo durante a segunda-feira (10/2)”.