Logo Folha de Candelária
Saúde 06/06/2024 18:53
Por: Charles Silva

Município recebe 386 doses da vacina contra a dengue

O grupo prioritário para receber os imunizantes serão as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, idades que nacionalmente concentram maior número de hospitalizações pela doença

Levando em conta o aumento exponencial dos casos de dengue no município, finalmente Candelária foi incluída na estratégia de vacinação contra a dengue no Rio Grande do Sul. Cerca de 19 mil doses do imunizante devem ser distribuídas na próxima semana, contemplando 61 municípios do Vale dos Sinos, Vale do Rio Pardo e do Alto Uruguai. Até a última quinta, 6, o município contava com 187 casos confirmados da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Conforme a coordenadora do Centro Municipal de Vacinação, Nerisane Fornari, nesta sexta, 7, uma reunião será realizada com os gestores da saúde no município para planejar as ações de vacinação. O grupo prioritário para receber os imunizantes serão as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, idades que nacionalmente concentram maior número de hospitalizações dentro da faixa etária indicada pelo laboratório para receber a vacina (cinco a 60 anos). Para ter proteção completa contra casos graves e hospitalizações por dengue, são necessárias duas doses do imunizante incorporado no Sistema Único de Saúde (SUS), com intervalo de três meses entre elas.

A vacina (de nome comercial Qdenga, da fabricante japonesa Takeda Pharma), infelizmente, não é autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para pessoas acima dos 60 anos, público que concentra o maior número de óbitos no Rio Grande do Sul.

Doses já aplicadas

Antes das regiões do Vale dos Sinos, Vale do Rio Pardo e do Alto Uruguai, já faziam parte da estratégia no RS as cidades de Porto Alegre, Viamão, Alvorada, Gravataí, Cachoeirinha e Glorinha, que no início de maio receberam cerca de 31,5 mil doses. Segundo relatório do Ministério da Saúde até o dia 29 de maio, já haviam sido aplicadas no RS 1,4 mil doses. Na relação, ainda não constavam dados de Porto Alegre, que iniciou a aplicação na semana passada.