Logo Folha de Candelária
Geral 18/08/2017 13:57
Por: Jorge Mallmann

Rotary Clube de Candelária esclarece que irá plantar plátanos canadenses no parque

Clube de serviço também informa que não é responsável por projeto de reflorestamento a ser executado no parque de eventos de Candelária

A redação da Folha recebeu uma nota de esclarecimento, assinada pelo presidente do Rotary Clube de Candelária, Rui Flores e Silva, a respeito da polêmica criada em torno da derrubada de árvores na entrada do Parque de Eventos Itamar Vezentini. Atendendo solicitação neste sentido, publicamos, a seguir, a referida nota.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em vista da polêmica surgida a partir do corte de 10 árvores da espécie eucalipto no parque de eventos do município, o Rotary Clube de Candelária, vem a público esclarecer:
1 - Ao contrário do que foi divulgado na imprensa e pelas redes sociais, o Rotary não é responsável pelo reflorestamento e pela execução de projeto neste sentido no parque de eventos;
2 - O Rotary de Candelária, na verdade, quer apenas cumprir uma determinação do seu presidente internacional, o norte-americano Ian Riseley, no sentido de que todos os clubes rotarianos do mundo plantem ao menos 20 árvores em suas cidades.
3 - A partir disso, surgiu a ideia de plantar as mudas de árvores no parque de eventos, visando embelezar e ampliar a área de sombra do referido espaço público. Em audiência com o prefeito Paulo Butzge, o Executivo Municipal concedeu a autorização para fazer o plantio de uma fileira de árvores da espécie conhecida como plátano canadense (foto em anexo), na margem do lago ao lado da academia ao ar livrre. O prefeito ainda solicitou que o Rotary providenciasse mais 10 mudas da espécie, que seriam usadas para substituir eucaliptos na entrada do parque. Informamos que, em atenção à solicitação, o plantio será feito nos próximos dias.
4 - Faz-se necessário destacar, ainda, que no Brasil existem atualmente 2.383 clubes rotarianos. É possível concluir que, a se cumprir ao menos a meta mínima estabelecida pelo Rotary Internacional, serão plantadas no país 47.660 novas árvores.
5 - Por todo o exposto, o Rotary Clube de Candelária reafirma o compromisso do clube de serviço de contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população local, o que inclui o interesse e a vontade de realizar ações em favor da preservação do meio ambiente.
Candelária, 18 de agosto de 2017
Rui Flores e Silva
Presidente do Rotary Clube de Candelária

(Em anexo, foto ilustrativa de árvores da espécie Plátano Canadense, que serão plantadas no parque de eventos de Candelária)