Logo Folha de Candelária
Geral 11/05/2018 09:46
Por: Redação

Vereadores exaltam o sucesso da Expocande 2018

Elogios à grandiosidade do evento e os cumprimentos à comissão organizadora foram ouvidos em todas as manifestações

O absoluto sucesso e a repercussão amplamente positiva da Expocande 2018 foram destacados na sessão da Câmara Municipal de Candelária, realizada na segunda, 7. O vereador Celso Gehres (Progressistas) parabenizou a comissão organizadora pelo brilho e a grandiosidade da festa. Da mesma forma, Jorge Willian Feistler (PTB) parabenizou os responsáveis pelo evento, que evidenciou o potencial do município, especialmente a paleontologia. Cristiano Becker (MDB) também não poupou elogios à organização, salientando que a realização é hoje um orgulho para todos os candelarienses, destacando, ainda, a presença de inúmeros visitantes. Já Lurdes Ellwanger (PTB) salientou que a festa foi um sucesso total, ilustrado pelo engarrafamento ocorrido na entrada. Para ela, o momento culminante foi o nascimento do Dino Júnior, destacando ainda a satisfação dos expositores e o bom nível dos shows.
Por sua vez, o vereador Rui Beise (PDT) salientou que a Expocande agradou de forma muito positiva os visitantes, que se mostraram impressionados com a grandeza também do parque de eventos. Aldomir dos Santos Severo (PSB) também parabenizou a comissão organizadora, observando que, se for mantido esse ritmo, o parque de eventos irá ficar pequeno. Na sequência, já no espaço reservado aos partidos, Cristina Rohde (PSDB) frisou que a festa superou todas as expectativas, observando também que a paleontologia foi um grande diferencial. Neste aspecto, destacou a necessidade de se olhar cada vez mais para essa riqueza ímpar do município. Jaira Diehl (PSB) igualmente colocou a paleontologia como o destaque da Expocande e, neste aspecto, homenageou o curador do Museu Municipal, Carlos Rodrigues, parabenizando-o por sua dedicação a esta área. O presidente da Casa, Marco Antônio Larger (Progressistas), saudou a feira como a maior já realizada. “E, certamente, a próxima será maior que essa”, acrescentou. Parabenizou a comissão organizadora e, de modo especial, a presidente Patrícia Steffanello. Celso Gehres (Progressistas) ainda parabenizou a todos que trabalharam e se empenharam em favor da realização que encantou a todos.

Os demais pedidos de providências
A sessão de segunda ainda foi marcada por diversas solicitações de providências, entre outros assuntos abordados nos pronunciamentos. Daniel Bernardy (PDT) requereu informações ao prefeito sobre as despesas com óleo diesel desde 2016 até abril deste ano, além do que é gasto por litro durante um mês. Pediu, ainda, uma atenção à estrada do Passa Sete, além de um patrolamento na Picada Roos. Por fim, questionou a razão dos caminhões da Prefeitura trabalharem mais carregando cascalho pela RSC-287 nos finais de semana na comparação com os outros dias. Cristina Rohde (PSDB) pediu ao setor de iluminação a recuperação de luminária na Vila Botucaraí e o patrolamento da estrada velha da Sesmaria do Pinhal. Pediu também a recuperação das estradas da Linha Curitiba e da Linha Brasil, além de um patrolamento no prolongamento da rua da Praia. Já Celso Gehres (Progressistas) reivindicou a recuperação da estrada do Roncador. Saudou a presença do deputado Luis Carlos Heinze na Expocande, destacando que sua condição de pré-candidato ao governo estadual garante uma oportunidade ímpar para Candelária. Ainda informou os moradores das ruas Duque de Caxias e Paul Harris a respeito da confirmação da liberação de R$ 222.800,00 para obras de calçamento.
Na sequência, Jorge Willian Feistler (PTB) solicitou esclarecimentos ao gerente executivo do INSS tendo em vista que a agência local não conta com peritos desde outubro de 2017. Informou ter pedido audiência no Instituto Geral de Perícias buscando agilizar uma solução para a questão das carteiras de identidade no município. Cristiano Becker (MDB) abordou o mesmo assunto, informando que o assunto aguarda parecer da assessoria jurídica do órgão estadual. Registrou ainda ter pedido ao deputado Edson Brum para que intermediasse solicitação de destinação para a ERS 410 de resíduos do asfalto retirado na ERS 400. O pedido foi atendido e o material já vem sendo colocado no trecho, garantindo melhores condições à ERS 400. Requereu, por fim, uma atenção da municipalidade à ponte pênsil da Prainha. Rui Beise (PDT) solicitou um reforço na sinalização de trânsito da rua Sílvio Pinto e alertou os produtores ruRais para a vacinação contra a aftosa programada para maio. Aldomir dos Santos Severo (PSB) pediu esclarecimentos do CRVA da Vila Botucaraí a respeito das queixas em relação à demora no atendimento. Marco A. Larger (Progressistas) pediu um esforço para a recuperação das estradas da região serrana, em especial do Roncador e do Arroio Lindo, informando que moradores mostram-se dispostos a ajudar a espalhar o material. Ao setor de iluminação pública, requereu providências nas proximidades do ginásio do Olarias, na Linha do Rio. Para a secretaria de Obras, solicitou atenção ao calçamento das ruas Daltro Filho e Herculano Ferreira. Reiterou pedido de resposta do prefeito se ainda existe intenção de firmar um convênio com o IPE. Cristiano Becker (MDB) solicitou esclarecimentos à direção do Banrisul tendo em vista a indignação manifestada por várias pessoas a respeito da falta de dinheiro nos caixas eletrônicos durante o final de semana. Conforme comentou, muitas pessoas interessadas em ir até a Expocande não conseguiram sacar dinheiro.