Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Diplomao dos eleitos ser dia 12

O prefeito Lauro Mainardi (PMDB), seu vice, Rui Leopoldo Beise (PDT), e os nove vereadores eleitos em Candelária, juntamente com seus suplentes, serão diplomados no dia 12 de dezembro. A cerimônia ainda não tem local definido, informou o juiz Gérson Martins da Silva. Pelo calendário eleitoral 2008, a diplomação dos prefeitos, vices e vereadores eleitos, além dos respectivos suplentes, deve ocorrer no máximo até o dia 18 de dezembro deste ano. A posse dos vereadores será realizada no dia 1º de janeiro de 2009, na Câmara Municipal, em horário também a ser marcado.
Os eleitos só podem assumir ao cargo após serem diplomados pela Justiça Eleitoral. Até as 19h do dia 4, o cartório eleitoral recebeu os últimos relatórios das prestações de contas dos candidatos que concorreram às eleições municipais. Tanto os eleitos quanto os derrotados nas urnas, além daqueles que desistiram da campanha, mas que conseguiram registro de candidatura, eram obrigados a apresentar à Justiça Eleitoral as contas dos gastos com a campanha. Em Candelária, nenhum candidato eleito deixou de apresentar os relatórios parciais e o final, contendo as informações dos custos da campanha. Os não eleitos e que não apresentaram as contas podem ter problemas com a Justiça Eleitoral e ficarem inelegíveis até 2014.
A partir do recebimento dos dados, o juiz eleitoral passa a analisar as informações e até o dia 10 de dezembro todas as decisões sobre julgamentos de contas de campanha deverão ser publicadas.