Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Prefeitura prev oramento mais enxuto para 2009

Ainda não é possível se ter idéia de quais serão os reflexos nos orçamentos municipais para o ano que vem. Mesmo com a receita orçada em R$ 37 milhões para 2009, a peça com as propostas da prefeitura de Candelária está sendo elaborada com cautela para que não ocorram surpresas. Segundo revelou ontem o secretário de Planejamento, Bernardo Rizzi, a razão é bem simples: se a atividade econômica diminuir, haverá queda na receita.
Diante disso, em reunião com o secretariado na última sexta-feira, o prefeito Lauro Mainardi foi categórico ao cobrar dos chefes de pastas a revisão mensal dos gastos previstos no orçamento de 2009. As secretarias de Finanças e o setor de Contabilidade passarão a fiscalizar com mais rigor o orçamento para que não ocorra nenhuma surpresa ao final do período.
Os desafios a serem encarados pelos prefeitos vencedores nas eleições municipais deste ano são preocupantes, sobretudo na arrecadação de tributos e no repasse de recursos aos municípios. Neste ano, a prefeitura de Candelária arrecadou mais do que o orçamento inicial previa, chegando na casa de R$ 34 milhões. “Estamos com as contas equilibradas, mas não sabemos o que vai acontecer”, explica Rizzi. Fantasias arrecadatórias não fazem parte do orçamento, assim como a inclusão de verbas federais.
Ao final da reunião, mesmo sem uma combinação prévia, o prefeito Lauro Mainardi e o vice-eleito Rui Beise - igualmente presente à reunião - mostraram uma sintonia de pensamento em relação ao próximo governo: austeridade absoluta, buscando sempre controlar os gastos e otimizar ao máximo a receita. Segundo o prefeito, mesmo que a prefeitura esteja hoje com boa saúde financeira e com uma situação bem mais favorável do que a encontrada em 2005, quando assumiu, é preciso manter os pés no chão e buscar o desenvolvimento com responsabilidade. “Nós não sabemos ainda os efeitos e os reflexos da crise financeira que está assustando o mundo hoje. Por isso, precisamos ter muita cautela e muito rigor na destinação dos recursos”
O técnico da DPM (Delegação de Prefeituras Municipais), Ricardo Mariath Dutra, esteve na semana passada por três dias orientando a equipe administrativa da prefeitura nos detalhes de encerramento do atual exercício e nos ajustes do orçamento de 2009. Na próxima sexta-feira, 21, às 10h, na Acic, acontece a audiência pública para apresentação do anteprojeto de lei que estabelece o orçamento para o exercício de 2009. Depois, a peça orçamentária segue para a Câmara para emendas e votação.