Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Jorge e Marli vo a Braslia receber prmio pelo Recriando

O prefeito de Cerro Branco, Jorge Hoffmann, e a primeira-dama Marli estarão nos dias 24 e 25 de novembro em Brasília participando da cerimônia de entrega do II Prêmio de Práticas Inovadoras do Programa Bolsa Família, organizado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS). No Rio Grande do Sul, foram inscritos 695 projetos e, destes, 27 foram selecionados para receber o prêmio. Cerro Branco concorreu com o projeto “Recriando”, direcionado em especial ao acompanhamento da trajetória das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.
O programa “Recriando” tem conquistado aspectos relevantes dentro da comunidade, pois está transformando a vida das pessoas, fazendo-as principalmente sentirem-se importantes dentro da sociedade, da família, onde estão inseridas. Nas reuniões do grupo, são discutidos assuntos relacionados à educação e saúde e são oportunizados cursos em que os envolvidos descobrem ou redescobrem valores até então deixados de lado. O projeto é alicerçado na mobilização e organização comunitária, na oportunização do convívio e a troca de experiências e, ainda na geração de trabalho e renda, através da realização cursos profissionalizantes nas mais diversas áreas.
“Todas as participantes do “Recriando”, do qual participam pelo menos 200 mulheres, integram-se ao projeto de maneira harmoniosa, buscando encontrar chances de melhorar a qualidade de vida e de conquistar a autonomia financeira”, salienta Marli. “Desta forma, o benefício que as famílias merecem encontram o seu real propósito”, avalia. “A recompensa pela adesão ao Programa está justamente aí, trabalhar e tentar romper toda e qualquer barreira capaz de tornar o cidadão, o homem, a mulher, o idoso, o jovem e a criança dependente de uma política só de doação. Precisa haver a auto-doação. Por isso o Projeto Recriando desenvolvido em Cerro Branco tem, sim, alcançado e superado toda e qualquer expectativa”, complementa.