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25/08/2009 16:56
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Antes tarde do que nunca

A esburacada RS 400, que tanto esgota a paciência dos motoristas e que já foi alvo de vários protestos, inclusive com churrasco nas cidades por onde passa, começou a receber nova pavimentação na terça-feira. O trabalho está sendo executado pela Construtora Giovanella, de Lajeado, mas o Daer também trabalha na rodovia. Ao todo são 26 operários no local, 16 do Daer, que fazem o serviço de tapar os buracos com brita e asfalto, e 10 da construtora, que estão fazendo o perfilamento com massa asfáltica.
Segundo Romeu Amaral, que coordena os trabalhos da construtora no local, nesta semana serão recuperados três quilômetros de asfalto. Depois do trabalho de perfilamento será colocada uma camada de asfalto quente, de cinco centímetros, que é o mais resistente. “Acreditamos que até sexta-feira, se tudo correr bem, este trecho fique pronto”, adiantou.
Ele ressalta que os trabalhos continuarão na próxima semana, com a recuperação de mais três quilômetros. Conforme o fiscal do Daer Marcelino Pereira, o trecho maior de recuperação da rodovia acontecerá no mês de janeiro, quando forem liberados mais recursos para a obra. Ele salientou que a cada quilômetro da rodovia serão utilizadas cerca de 900 toneladas de asfalto. Até então, o Daer vinha realizando apenas operações tapa-buracos.
A empresa vencedora da licitação, segundo um dos seus diretores, Nilson Giovanella, trabalha naquele trecho com motoniveladora, rolo compactador e uma série de equipamentos necessários à agilização dos serviços. Depois de Candelária, será a vez de Passa Sete, Sobradinho e Arroio do Tigre. Para o último trecho, o material necessário ainda está em fase de licitação.
RECURSOS – O recurso orçado pelo Daer é de R$ 1, 218 milhão e foi liberado em negociações feitas com a secretaria da Fazenda e acompanhadas pelo deputado Adolfo Brito, ainda em agosto. Após esta data iniciou-se o processo licitatório, que teve a abertura das propostas em 13 de outubro. O deputado do PP reitera que a estrada ficará em boas condições de trafegabilidade. “A solução definitiva irá ocorrer no ano que vem, quando teremos uma recuperação estrutural da rodovia entre Candelária, Passa Sete, Sobradinho e Arroio do Tigre”, informa. “Os recursos já estão no Orçamento de 2009 e, aí sim, a região poderá contar com asfalto de primeira qualidade, pintura e sinalização”, complementa. “O nosso trabalho vai continuar até viabilizar esta meta para o desenvolvimento da região central do Estado”, conclui Brito.