Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Candelariense lana livro sobre atividade fsica

“Prolongar a juventude é desejo de todos, desfrutar de uma velhice sadia é sabedoria de poucos”. A frase, de autoria desconhecida, sintetiza uma comparação com duas faixas da população: uma com menos e outra com mais idade. Diante da potente mídia cosmetológica, que promete milagres e fórmulas rejuvenescedoras, mais e mais pessoas sucumbem à vaidade para parecerem (ou realmente ficarem) mais bonitas. Outras, com idade menos avançada, recorrem ao treinamento de força (musculação) para manter a forma que, inevitavelmente,  um dia irá se desgastar. Por analogia, pode-se comparar estes efeitos à reforma de uma casa: bastam algumas demãos de tinta para deixar a fachada bonita, mas a estrutura, será que realmente está bem?
Envelhecer com saúde, através da prática correta dos exercícios físicos é o que aborda em livro o professor de educação física Jeferson Corrêa Porto, formado pela Universidade Federal de Santa Maria e residindo há 12 anos em Maceió, capital de Alagoas, onde trabalha como personal  trainer. “LongeVIDAde - Atividade Física e envelhecimento” se propõe a apresentar o processo de envelhecimento, a repercussão desse processo no organismo das pessoas e a importância da atividade física e do exercício físico no combate aos efeitos deletérios desse processo.
Em 11 capítulos, o professor traça um panorama do envelhecimento no Brasil com o objetivo de demonstrar que a população mundial e, particularmente a do Brasil, está em processo de envelhecimento, tornando-se necessária a adoção de medidas mais concretas para atender as necessidades dessa população, cuja alternativa é a prática da atividade física. “Também são abordadas teorias do envelhecimento, onde tento explicar quais as causas desse processo inevitável, mas, sem sombra de dúvida, perfeitamente administrável, principalmente através da inclusão da atividade física no cotidiano”, explica. Importante salientar que o livro contém informações a respeito da atividade física voltada para os indivíduos considerados idosos, realçando as considerações sobre a relação entre o Personal Trainer e os idosos, na tentativa de se tornar a prescrição dos exercícios mais eficiente, prazerosa e, principalmente, mais segura para essa população.
Assuntos como osteoporose, hipertensão arterial, diabetes e suas relação com o exercício físico no processo de envelhecimento também são importantes assuntos abordados. O livro encerra com a apresentação do treinamento de força em forma de circuito, sua aplicação e exemplos de montagem de programas.
“O trabalho foi realizado com o propósito de estimular as pessoas a inserir a prática da atividade física no seu cotidiano, visto que, mesmo com tantas informações a esse respeito, os níveis de sedentarismo no Brasil ainda continuam bastante elevados”, explica Jeferson. “Minha intenção é de que também os profissionais da Educação Física possam suprir a demanda para atender essa população que cresce cada dia mais, necessitando de cuidados especiais e específicos”, finaliza.


Perfil
Jeferson Corrêa Porto é professor de Educação Física graduado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - RS, Especialista em Fisiologia das Atividades Motoras em Academias - ginástica, musculação e hidroginástica pela FUNGLAF/AL, Especialista em Bases Fisiológicas e Metodológicas da Atividade Física Personalizada - Personal Training pela FUNGLAF/AL, Especialista em Fisiologia do Exercício pela UVA/RJ.

Para comprar
O livro, de 267 páginas produzido pela Edufal - Editora da Universidade Federal de Alagoas -  custa R$ 40,00, e pode ser adquirido através dos sites www.jppersonal.com ou www.edufal.com.br.  É uma ótima sugestão de presente de fim de ano.