Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

80% das lavouras semeadas no municpio

Até agora já foram semeados em Candelária 6.500 hectares de lavouras de arroz. O número representa 80% da área a ser produzida nessa safra, 8.200 hectares. Segundo o engenheiro agrônomo do Irga – Instituto Rio-Grandense do Arroz – de Candelária, Luciano Siqueira, o plantio poderia estar bem mais adiantado se não fosse um período de muita chuva no mês de outubro, o que impediu o trabalho nas lavouras. Ele ressalta que este atraso deverá influenciar na produtividade. “Ainda não dá para estimar de quanto será a redução e nem se ela será significativa”, disse.
Siqueira salienta que as lavouras de pré-germinado, plantadas mais cedo, estão se desenvolvendo bem. Mesmo com o período seco, os produtores continuam semeando as lavouras com plantadeiras e à espera da chuva. “No caso do plantio com a semeadeira, os grãos ficam no solo e basta chover ou o arrozeiro encher a lavoura para que, entre cinco e seis dias, o grão germine”, destacou.
Ele salienta que para os próximos meses a previsão do tempo está propícia para a cultura, com grandes períodos de luminosidade, um dos principais fatores para o bom o desenvolvimento do arroz.

Na região
De acordo com dados divulgados pelo Irga, até sexta-feira, 21, na Depressão Central haviam sido plantados 128 mil hectares, os grãos em emergência contam 50,8% e 49,1% no vegetativo.

Reunião técnica
Nesta sexta-feira, 28, o Irga de Candelária fará uma reunião técnica com produtores do município na localidade da Linha do Rio. O encontro será na propriedade de Alberto Melchior. Entre os assuntos a serem debatidos estão a avaliação de uma nova qualidade de arroz, adubação e manejo.