Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Um dia para marcar a cruzada contra a Aids

Lançada oficialmente ontem, dia  1º de dezembro, a Campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids deste ano tem como público-alvo a população heterossexual e foco nos “homens maduros”, com mais de 50 anos de idade. A escolha desse público se deu, principalmente, porque a incidência de AIDS praticamente dobrou nessa população nos últimos dez anos. Conforme dados do Ministério da Saúde, a incidência que era de 7,5% em 96 aumentou para 15,7% em 2006. Ao contrário do que muitos pensam, as pessoas acima de 50 anos de idade têm uma vida sexualmente ativa, 73,1% fez sexo no último ano e apenas 22,3% usaram preservativo na última relação, ao contrário da população de 15 a 24 anos, onde 57,3% usaram na última relação. Até hoje, este público não havia sido alvo das campanhas do Ministério da Saúde e os números mostram o quanto é importante conscientizar essa faixa etária sobre o uso da camisinha.
Integrada à campanha do Ministério da Saúde, a secretaria da Saúde do município estará distribuindo 10.000 preservativos com o tema da campanha Clube dos Enta, que tem como slogan “Sexo não tem idade. Proteção também não”, além de folderes com dicas para melhorar a relação sexual depois dos 50. Segundo informou Líria Reis, enfermeira coordenadora do Pacs e DST/AIDS, a secretaria também estará realizando exames de sangue para diagnóstico. “Quem tiver interesse em fazer o exame, precisa apenas procurar a Unidade de Saúde Central (na rua 25 de Agosto, junto ao INSS) que será orientado sobre a coleta de sangue para análise".
Como acontece desde 2005, o tema da Campanha do Dia Mundial tem continuidade no ano seguinte. Assim, no Carnaval 2009 o público-alvo também serão pessoas com mais de 50 anos de idade, só que com foco nas mulheres.