Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Brigada prende quadrilha

Uma operação conjunta que reuniu policiais militares de Candelária, Vera Cruz e Santa Cruz do Sul resultou na prisão de seis homens suspeitos de formarem uma quadrilha perigosa que atuava na região do Vale do Rio Pardo. A operação iniciou por volta das 17h de sexta-feira, 5,  e só encerrou na manhã de sábado, 6. A ação envolveu mais de 20 policiais que percorreram três municípios na caça dos suspeitos.
Segundo informações da Brigada Militar, entre os presos haviam dois homens que participaram da quadrilha do candelariense José Carlos dos Santos, o Seco, Rogério Fagundes da Silva, o Tamaguchi, de 30 anos e  Maicon Robson Schmidt, o Máscara, de 22 anos. Tamaguchi seria líder do grupo.
Conforme a BM, a quadrilha tinha pontos operacionais no interior de Candelária, Vera Cruz e Vale do Sol, que eram utilizados para esconderijo e também ocultar os armamentos utilizados nos crimes. O local do esconderijo em Candelária não foi revelado pela BM. Na operação ainda foram presos Adriano Kohler, 33 anos, Ricardo Silveira, 29 anos, Doil Dias, 40 anos, e Roberto Carlos dos Santos, 19 anos. Na operação foram apreendidos um fuzil Mauser calibre 7.62, um rifle Puma, um revólver 38, munição e duas toucas ninja.

AÇÃO - A ação dos bandidos começou com o furto de um Kadett no centro de Santa Cruz do Sul. O automóvel foi utilizado no ataque à empresa Nautica Cimitarra, na RSC–287, em Vera Cruz. Cerca de 50 pessoas que trabalhavam na fábrica de barcos foram rendidas por quatro bandidos. Sem encontrar dinheiro, os criminosos retornaram ao Kadett e seguiram para Vale do Sol, onde atacaram a residência de Ivone Sônia Becker, em Faxinal de Dentro. Depois, seguiram para a localidade de Rio Pardense, onde esconderam o carro em uma propriedade rural.
O primeiro contato com os suspeitos ocorreu quando os policiais seguiram um táxi de Santa Cruz que iria buscar os bandidos na localidade de Rio Pardense. Ao notar a presença da polícia quatro bandidos fugiram para o mato. Nesta oportunidade, foram detidos o motorista Kohler, Silveira e Dias, dono da propriedade onde os suspeitos se esconderam.
Os policiais cercaram a região e intensificaram as buscas e na madrugada de sábado foram capturados mais dois: o Máscara e Tamaguchi, remanescentes da quadrilha do Seco e apontados pela polícia como participantes dos assaltos. O sexto suspeito a ser preso foi Santos, capturado quando estava em uma lavoura no interior de Vale do Sol.