Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Coohaf totaliza 108 contratos de habitao

O ano de 2008 foi avaliado como positivo para Candelária pelo presidente da Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar – Coohaf –, Juarez da Rosa Cândido. Um dos motivos foi a grande participação dos candelarienses nos programas da Coohaf e a conquista de um programa específico para os trabalhadores rurais. Na avaliação feita em nível de Estado, Cândido definiu o ano como razoável, tendo em vista a diminuição dos contratos no Rio Grande do Sul.
 Ele explica que isso aconteceu porque atualmente quase todos os estados estão recorrendo a estes programas.  “A liberação de recursos obedece a critérios oficiais, como o Índice de Deficiência Habitacional. O Rio Grande do Sul tem um dos maiores e por isso vieram menos recursos”, explicou.
Ele acrescenta que os contratos firmados no Estado em 2008 eram resíduos de 2007. Os recursos para a melhoria das casas ou construção de novas vêm do Fundo de Garantia por Tempo Serviço – FGTS – e neste ano a Caixa Econômica Federal impôs entraves para a liberação destes recursos para os trabalhadores rurais, pois o FGTS, em sua maioria, é formado por trabalhadores da área urbana. Apenas 20% dos subsídios foram usados para os trabalhadores rurais.
Em 2008, Candelária teve aprovados apenas contratos para melhorias em residências. Até esta semana, segundo apontamentos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, haviam sido firmados 96 contratos e 12 estavam em processo de liberação.
O STR tem atualmente 342 inscritos nos programas de habitação rural. Cândido salienta que o município conseguiu dar andamento nos projetos porque vem utilizando o programa há mais tempo. “Em três anos já foram mais de 500 famílias beneficiadas, com melhorias ou casas novas”, destacou.

NOVO PROGRAMA – Para 2009 os trabalhadores rurais contarão com um novo programa de habitação rural. Segundo Juarez Cândido, a novidade foi conquistada durante o Grito da Terra Brasil em negociação com o Governo Federal. Através de recursos do Plano Nacional de Habitação (PlanHab) foi criado um programa específico para os homens do campo. “Este programa será assemelhado ao Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) e será formado por três grupos”, disse (veja quadro).
Ele salienta que este programa dará preferência para casas novas e os interessados já poderão entrar em contato com o STR para se inscreverem a partir de janeiro. O primeiro passo será fazer a atualização do cadastro. “O enquadramento do interessado nos grupos será feito observando-se a declaração de aptidão”, completou.