Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Estudantes caminham a favor da natureza

“A vida e a natureza sempre à mercê da poluição, se invertem as estações do ano, faz calor no inverno e frio no verão, os peixes morrendo nos rios. Estão se extinguindo espécies animais e tudo que se planta colhe, o tempo retribui o mal que a gente faz...”. Este é um trecho da música Planeta Azul, canção entoada pelos alunos que participaram na manhã de ontem, 23, de uma caminhada organizada pelo Comitê Municipal da Água. A manifestação saiu de frente da escola Lepage e reuniu cerca de 300 estudantes de instituições estaduais, municipais e particulares de ensino.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Orlando Kochenborger, anualmente o comitê realiza algum tipo de manifestação a favor da preservação. Este ano, o enfoque foi sobre a coleta seletiva de lixo, que está sendo fortemente difundida pelo município. “Esta iniciativa tem tudo a ver com a melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade”, explica.
Os participantes da passeata percorreram a avenida Pereira Rego até o ginásio do Colégio Medianeira, onde ocorreu um encontro com representantes do Comitê Municipal da Água. Os estudantes, sob a coordenação do músico Alan Wagner, cantaram músicas identificadas com o tema, como Planeta Água, Planeta Azul e Súplica do Rio. Além disso, também foi repassada uma mensagem sobre a necessidade do apoio de toda a sociedade para que os propósitos da coleta seletiva sejam alcançados. Neste sentido, os jovens foram citados como elos principais da corrente da conscientização.
“...Onde a chuva caia quase todo o dia já não chove nada, o sol abrasador rachando o leito dos rios secos sem um pingo d’água. Quanto ao futuro inseguro, será assim de norte a sul, a terra nua semelhante a lua? O que será desse planeta azul?”. Fica a reflexão!

Um passo adiante - A iniciativa promovida ontem terá continuidade na manhã de hoje, 24, quando professores representando escolas de Candelária se reunirão na secretaria municipal de Educação para fazer um mapeamento da cidade. A intenção é fazer com que os próprios estudantes sejam propagadores da coleta seletiva, visitando residências e difundindo consciência entre os moradores.

Participantes - Estiveram na caminhada de apoio à coleta seletiva de lixo as seguintes instituições de ensino:
• Escola Guia Lopes;
• Escola La Salle;
• Escola Lepage;
• Escola Christiano Graeff;
• Escola Penedo;
• Colégio Ulbra/Concórdia;
• Colégio Medianeira.