Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Produtores rurais devem fazer a reviso dos tales

Os produtores rurais de Candelária já podem comparecer no setor de ICMS da Prefeitura para fazer a prestação de contas do bloco do produtor. O prazo final para os agricultores apresentarem a documentação vai até o dia 13 de março.  A participação neste procedimento é muito importante para o município, pois os agricultores são os grandes responsáveis pela formação do índice de retorno do ICMS, uma das principais fontes de receita do município.
 Segundo dados da secretaria  municipal de Finanças, em 2008, 75% do valor adicionado resultou da produção primária. Este valor significou no ano passado R$ 171 milhões. Deste montante R$ 102 milhões foram resultados da produção dos agricultores, na maioria da agricultura familiar.
Segundo Joalcir Mundstock da Silva, do setor de ICMS, esta prestação de contas é importante, pois sua realização irá influenciar diretamente na capacidade de investimento do município. Ele destaca que os produtores precisam trazer junto com o bloco as notas fiscais. “Os agricultores precisam ficar atentos ao prazo, pois correm o risco de terem o bloco cancelado, caso não façam a apresentação”, disse.
Atualmente Candelária tem 9.071 produtores rurais registrados. Segundo ele, o número de trabalhadores no campo tem aumentado. No ano passado surgiram 223 novos produtores rurais enquanto que 137 se descredeciaram. Neste caso pode ter ocorrido aposentadoria, falecimento ou mudanças de cidade.
 Joalcir destaca que é grande o número de jovem buscando o bloco de produtor. “O que ocorre muito são pais trazendo os filhos entre 16 ou 18 anos para fazer o documento. Há casos que os filhos ganham partes de terra para terem sua propriedade e constituir família”, acrescentou Silva.