Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Promessa gacha na patinao artstica visita familiares em Candelria

Ser um dos poucos homens a praticar uma modalidade que atrai na sua maioria meninas, tendo como único e grande objetivo ser um vencedor. Desta maneira, o santa-cruzense Carlos André Radtke, de apenas 16 anos, encara a prática da patinação artística. De férias, o jovem esteve no último sábado, 24, em Candelária onde visitou os avós, Armin e Marta Radtke e os demais familiares. Na oportunidade, a convite dos tios, Walmor e Lisane Weirich, a reportagem da Folha conversou com o patinador, que relatou a sua trajetória, os títulos e os seus objetivos na modalidade.
Carlos iniciou na patinação com cinco anos de idade. O garoto conta que iniciou na modalidade por influência de uma prima, que patinava em Vera Cruz. “Sempre patinava na rua e minha mãe me colocou em uma escola de patinação em Santa Cruz”, contou. Com oito anos, participou e venceu o campeonato gaúcho na categoria estreantes, realizado em Sobradinho. Com 10 anos, disputou o 1º campeonato brasileiro, obtendo o 2º lugar. Em 2003, obteve o 3º lugar no sul-americano e em 2004 conquistou o seu primeiro título brasileiro na classe infantil. Em 2005, mudou de categoria e no ano seguinte, disputou o seu primeiro campeonato mundial junior, que foi disputado na Espanha, obendo a 14º posição. O ano de 2008 foi o melhor ano da carreira do jovem patinador. O garoto obteve o 2º lugar no brasileiro, foi campeão sul-americano e obteve o 5º lugar no campeonato mundial junior, que foi disputado em Taiwan. No ano passado, o patinador também foi condecorado pelo governo do estado com o prêmio Pedro Carneiro Pereira, pelo título sul-americano conquistado em 2008.

FAMÍLIA – Carlos relatou as dificuldades de competir em alto nível na patinação. Desde o início, ele relata que os pais sempre o ajudaram a custear as despesas.  No ano passado, o garoto passou a receber uma ajuda do governo estadual através de um projeto de lei criado em 2004 e que beneficia os atletas que representam o estado em competições nacionais e internacionais nas mais diversas modalidades esportivas. “Agradeço a ajuda e o incentivo da minha família e da empresa Riyee Sports. Sem estes apoios, seria muito difícil competir.” O patinador conta que realizou rifas e e a venda de camisetas para angariar o valor necessário para custear as despesas para a disputal do mundial. Antes de embarcar, o patinador teve problemas na passagem do vôo para competir no mundial junior em Taiwan, onde obteve o inédito 5º lugar. “Tive um problema com a minha passagem de ida que atrasou em um dia a viagem. Saí daqui na sexta-feira e após 35 horas de viagem, cheguei em Taiwan na segunda de madrugada e pela manhã já tive que treinar para a competição”, relatou.

FUTURO – Para 2009, Carlos irá disputar os campeonatos gaúcho, brasileiro e sul-americano no Chile, com o objetivo de buscar uma vaga para disputar o pan-americano de patinação, que neste ano acontecerá no México. Outro objetivo de Carlos é a conquista de uma medalha no próximo mundial junior, que irá acontecer neste ano na Alemanha. “Vou intensificar os treinamentos, com o objetivo de colher bons resultados nas competições que virão pela frente”, salientou. O patinador faz parte da escola X-lise, de Santa Cruz do Sul. Sobre o futuro da modalidade, Carlos salienta que a patinação está aos poucos crescendo, mas que ainda falta um maior incentivo da comunidade. “Peço que as empresas, o município, incentivem a modalidade. Muitas crianças estão se interessando pelo esporte e com o apoio da comunidade, a patinação tem tudo para crescer”, concluiu.

Marcel Stürmer
Um dos grandes incentivadores da carreira de Carlos é o patinador, bi-campeão pan-americano, Marcel Stürmer. Carlos conta que conheceu o experiente patinador lajeadense nos campeonatos, se formando uma amizade entre eles. Desde o ano passado, o santa-cruzense faz parte da turnê Marcel Stürmer, realizando apresentações pelas mais diversas cidades do interior do estado. “O Marcel é um exemplo de atleta. Ele se empenha pelo esporte e devido ao seu sucesso, a patinação está crescendo”, frisou.