Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Assassinato do ganhador da Mega-Sena

Passei boa parte das minhas férias na casa de minha sogra - muito querida - o contrário de muitas. Era lá que eu estava quando acompanhei os muitos anúncios da Mega-Sena acumulada - cerca de 50 milhões. Naqueles mesmos dias o Real Madrid estava vendendo o jogador inglês Bekcham para um time dos EUA. O jogador receberá, em 5 anos, mais de 500 milhões, o que seria correspondente a acertar duas vezes em uma Mega-Sena acumulada por ano. Cá para nós, pobres mortais: é dinheiro demais!!!
Conversando com meu cunhado sobre estas quantias exorbitantes comentei que tanto dinheiro assim deve tirar o sono, deve aumentar os problemas. Já o meu cunhado teceu uma tese no mínimo interessante. Ele disse: “Olha, Ismar, entre ter problemas com pouco dinheiro e ter problemas com muito, eu prefiro os problemas com muito”. Esperto ele! Porém, algo abalou a sua interessante tese: no dia 7 de janeiro foi assassinado um senhor chamado Renné Senna, o maior ganhador da Mega-Sena. Ganhou uma bolada de 52 milhões em julho de 2005. As investigações sobre o assassinato demonstram que ele morreu por causa do dinheiro. A viúva de Renné, que foi presa acusada de ser autora do assassinato, assumiu que ficou com ele por causa do dinheiro. A irmã do falecido acusa a família de reaproximar-se apenas por causa da grana, enfim, parece que os problemas formaram uma bolada maior do que os milhões da Mega-Sena.
A Palavra de Deus é infalível! Ela diz que o dinheiro é a raiz de todos os males (1 Tm 6.10) e possui outras frases e conselhos significativos sobre este assunto. Ela diz em Pv 17.1 “É melhor comer um pedaço de pão seco, tendo paz de espírito, do que comer um banquete numa casa cheia de brigas”. Outro provérbio bíblico interessante encontra-se em Pv 22.1: “Mais vale o bom nome do que as riquezas; e o ser estimado é melhor do que a prata e o ouro”.
Já o Senhor Jesus é bem drástico ao afirmar que é muito difícil um rico entrar no Reino dos Céus (Mt 19.23). Ele ainda aconselha: “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu... porque onde está o teu tesouro, ali estará também o teu coração” (Mt 6.19-21).
Ironicamente alguns dizem: “se achas que dinheiro é problema, mande o dinheiro que tens para mim”. A ironia tem suas verdades, afinal ninguém vive sem dinheiro! Mas, enquanto ele for colocado antes da amizade, antes dos bons valores e especialmente, antes de Deus, então ele vira um problema, um sério problema, pois a ambição assume o controle de tudo.
Para terminar eu deixo dois conselhos para quem acertar na sena, ou para quem já é muito rico: - 1º conselho: contrate bons seguranças. - 2º conselho: “Se as vossas riquezas prosperam não ponhais nelas o coração” (Sl 62.10). Áhh! Não esqueçam que o segundo conselho é melhor que o primeiro, pois é do próprio Deus. Afinal, seguranças também podem ser assassinados, como aconteceu com o segurança do milionário Renné, mas a sabedoria e a proteção de Deus são eternas.

Ismar Lambrecht Pinz
ismarpinz@yahoo.com.br