Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Maria Cristina assume a secretaria de Educao

Os 25 anos de experiência como professora da rede municipal de ensino servirão de suporte para a nova secretária. Maria Cristina Soares Lopes foi escolhida pelo prefeito Lauro Mainardi para substituir Carine Carvalho, que ocupou o cargo nos últimos quatro anos. Ela pediu afastamento da Pasta para descansar e tratar de assuntos particulares, que não foram revelados à imprensa. 
Durante a solenidade de posse, ocorrida esta semana no gabinete do prefeito, Maria Cristina foi elogiada e teve seu trabalho reconhecido pela administração. Em seu discurso, o prefeito Lauro Mainardi disse que ela se destacou na tentativa de melhorar o ensino e de resolver problemas pontuais. O chefe do Executivo reconheceu o trabalho desenvolvido por Carine e atribuiu a ela a responsabilidade pelas mudanças positivas na área. A ex-secretária afirmou que tentou desenvolver todos os projetos com dedicação e agradeceu a confiança que lhe foi depositada. Questionada sobre a saída do cargo, ela disse apenas que precisava tratar de assuntos pessoais.
Em entrevista à reportagem da Folha, a nova secretária disse que num primeiro momento pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido por Carine. Uma de suas primeiras metas é a ampliação das escolas Christiano Graeff (bairro Ewaldo Prass) e Percílio Joaquim da Silveira (Vila Fátima). Na Christiano as obras estão previstas para este ano e devem incluir a construção de três salas de aula, sanitários e o início da edificação para o segundo piso. Outra meta é a conclusão da creche, iniciada na Rua Amândio Silva, que deverá atender até 190 crianças; a continuação do projeto Infomóvel, que disponibiliza acesso gratuito à internet aos estudantes do interior; e a formação continuada dos professores da rede municipal.
Além disso, Maria Cristina está negociando a municipalização da escola estadual Francisco Hübner Filho, de Linha Brasil. Conforme ela, um ofício já foi encaminhado à 6ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE) na tentativa de agilizar este processo. De acordo com a secretária, o objetivo é evitar que a escola seja desativada pelo Estado em função do seu número reduzido de alunos. “A intenção é de também oferecer o Ensino Médio completo na escola, de modo que ela se torne referência para os alunos de outras localidades próximas”, ressalta. O prazo para obter a municipalização da escola não foi divulgado.

AULAS – O início do ano letivo, no dia 16 deste mês, está intensificando os trabalhos internos na secretaria de Educação. Conforme a secretária, além da formação do quadro de pessoal, algumas equipes estão trabalhando na melhoria de escolas. “Está quase tudo pronto. Foram necessários pequenos reparos e consertos que já estão em fase de conclusão”, garante. O orçamento destas reformas não foi contabilizado pela secretaria de Educação. Paralelo a isto ocorre entre os dias 9 e 13 o período de capacitação dos professores. Ao todo, 180 profissionais devem participar da atividade. Já entre os dias 11 e 13 acontece a capacitação de merendeiras e serventes dos municípios de Candelária e Vale do Sol, na escola São Paulo, da Linha do Rio.

Perfil
A nova secretária de Educação Maria Cristina Soares Lopes é graduada em Educação Infantil – Séries Iniciais e pós-graduada em Supervisão e Administração Escolar. Trabalha na rede municipal há 25 anos e na estadual há 11. Desde 2002 atua na secretaria Municipal de Educação, época em que foi cedida pela escola estadual Eveline Fonseca de Oliveira, do Pinheiro.