Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Reflexes sobre a Eutansia

No dia 09/02, faleceu Eluana Englaro, mulher que estava há 17 anos em estado vegetativo. O pai dela lutou na justiça para suspender tratamento que a mantinha viva. Ele queria o que chamamos de eutanásia - palavra que significa literalmente - “boa morte”.
Eutanásia é um assunto que produz diferentes reflexões sobre a vida e sobre a morte. Por isso esse assunto comove e assusta. Casos como a da italiana Eluana Englaro produzem novas reflexões e debates. Segundo as informações, a situação dela era alarmante. Seu corpo estaria tão atrofiado que conseguia apenas ficar deitada de lado. Uma cena que calaria muitos oposicionistas, disse o pai dela.
Existem dois posicionamentos de risco no que diz respeito a esse assunto. Um dos posicionamentos de risco é aquele em que não se aceita a morte. O outro é aquele em que não se aceita a vida.
Em muitos casos a morte precisa ser aceita e encarada. Afinal, apesar da vida ser o maior dom, ela não é um deus, mas sim um dom de Deus. Nesta perspectiva o apóstolo Paulo diz: “Para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro  (Fp 1.21)”.
A medicina possui recursos e tecnologias para manter alguns sinais de vida por tempo indeterminado. Ou seja, é possível ficar ventilando um morto, fazendo com que o mesmo pareça estar vivo. Seria isso justo e ético? Penso que por vezes, o correto e necessário é aceitar a morte!
Outro lado extremo é não aceitar a vida! Esse posicionamento parece estranho, mas é bem compreensível. Aqui se enquadram aqueles que, diante do sofrimento, preferem a morte. Esse procedimento é questionável, afinal, será que devemos acabar com o sofrimento acabando com os sofredores, ao invés de aumentarmos os cuidados para com eles?
Aceitar a vida e vivê-la, enfrentando tudo o que vier pela frente, exige fé! Aceitar a morte pode exigir mais fé ainda. O drama é saber e reconhecer a hora da vida e a hora da morte - naturalmente.
Não devemos desistir da vida, ao menos enquanto existir esperança. Contudo,  não podemos confundir esperança com ilusão. A Bíblia nos diz: “Se a nossa esperança em Cristo só vale para esta vida, nós somos as pessoas mais infelizes deste mundo”( 1 Co 15.19), infelizes e iludidas. A verdadeira esperança está em Cristo, pois por sua “boa morte na cruz” ele conquistou o perdão, a Salvação e a Vida eterna (Hb 2.14-15).

Pastor Ismar Pinz
ismarpinz@yahoo.com.br