Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Receitas para um Carnaval saudvel

Diante do sucesso estrondoso das minhas receitas campeiras inéditas e atendendo a milhares de pedidos, vou revelar mais duas especialidades, uma com carnes exóticas e outra com peixe, que o pessoal tá pedindo muito por ser mais saudável, e principalmente em preparação para as noitadas de Carnaval, que está chegando. O teor calórico das receitas é difícil de ser calculado, uma vez que depende do tamanho das “peças” e da quantidade de gordura. Por isso, se você prefere uma receita mais leve, retire o excesso de graxa utilizando uma faca bem afiada.

Ovo de touro recheado
com carne de ouriço moída
ao molho de tiririca e criba

Ingredientes: dois ovos de touro, um ouriço, dois molhos de tiririca, 1/4 de disco de criba, cebola, alho, pimenta dedo-de-moça e sal.

Juntando os ingredientes: sabe aquele touro do vizinho, aquele que não ganha bóia em casa, que vive invadindo sua roça, comendo todas as morangas de sua horta, pisoteando o pátio, que é definhado e a única coisa que tem de grande são os ovos? Pois então, livre-se destes problemas pegando o touro quando estiver em sua propriedade e cape-o. Além de utilizar os ovos para a receita, as suas vacas não correrão o risco de pegar cria daquela coisa à toa e que renderiam animais pouco maiores do que um cabrito. Feito este breve intróito, vamos à parte mais difícil, que é caçar o ouriço. Vá ao mato e leve uma esponja bem grande, atire em cima do ouriço que os espinhos vão ficar grudados na esponja. Daí é só pegar e matar o bicho. Descubra na vizinhança se alguém matou porco e peça 1/4 de disco de criba emprestado.

Como fazer: coloque os ovos de touro para ferver por 15 minutos, corte uma tampa e retire a clara e a gema e reserve para o molho. Desosse o ouriço e passe na máquina de moer carne. Tempere esta carne com uma pimenta dedo-de-moça, alho e sal. Coloque o recheio dentro dos ovos e tampe com a tampa que sobrou. Em uma panela separada faça o molho, cozinhando em fogo brando a gema e a clara dos ovos de touro, acrescentando os molhos de tiririca picadinha, a cebola e acrescente sal a gosto. Os ovos tem que ser assados em pé, para que fiquem uniformemente dourados. Para isso, unte uma forma e coloque dentro dela o escorredor de louça, que não pode ser de plático. Leve para assar por uma hora, coloque o molho na forma e decore com o criba e leve ao forno por mais meia hora.

Dicas: o criba deve ficar crocante e ao mesmo tempo um pouco banhento, para não perder sua característica.

Acompanhamentos: mogango de pescoço cozido com 2 xícaras de açúcar e feijão mexido com pelanca de porco são o acompanhamento ideal para esta receita. Um suco de laranja bem gelado (ou uma Fanta Uva) e uma salada de repolho vão fazer um bem danado e lhe dará a energia que precisa para pular Carnaval a noite inteirinha. Mas leve no bolso um papel higiênico, afinal, os organismos reagem de forma diferente a certos tipos de misturas.

Cabeça de traíra com angá
(ou ingá, pros mais frescos)
especial de Carnaval

Esta é uma receita pra quem não tem muito tempo para perder quando chega aquela visitinha indesejada quase sempre na hora da bóia. Também é ótima para receber amigos e a beleza do prato vai deixar todos de boca aberta e o melhor, esta é fácil de calcular as porções. Leve, é uma ótima sugestão para antes do Carnaval.
Ingredientes: Cinco cabeças de traíra por pessoa, sementes carnudas de angá, alho, sal e uma varinha

Como fazer: passe uma rede de arrastão em um rio próximo de sua casa, mas tome cuidado com a Patram. Se acaso eles chegarem, diga que aquilo não é uma rede de pesca, mas de descanso, e que você está colocando dentro da água pelo fato de ser mais fresquinho. Se eles chegarem depois e você já pegou algum peixe, diga que não tem culpa se eles se enroscaram na rede. Já em casa, lave bem as cabeças de peixe e cuide para que os gatos não as roubem em algum momento de distração (isso explica a utilidade da varinha). Tempere as cabeças de traíra com alho e sal. Abra as vagens dos angás e coloque uma bolota em cada dente da traíra, isso vai tirar aquela aparência feroz do peixe e tornar o prato muito mais agradável a seus olhos. Coloque numa forma com meio dedo de banha de altura e leve ao forno. Quando as traíras ficarem com os dentes pretos (no caso as sementes dos angás), o prato está pronto.

Bom apetite e bom Carnaval a todos!