Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Avenida virou palco da folia

A estimativa da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Cultural é de que cerca de oito mil pessoas tenham prestigiado o carnaval de rua de Candelária. O evento reuniu o colorido das fantasias, a criatividade e o samba enredo das escolas Embaixadores do Ritmo e Realeza da Vila, de Rio Pardo, e do bloco carnavalesco Engenheiros do Trago, de Candelária. A festa se estendeu até a madrugada com um baile de rua na Pereira Rego.
O desfile foi aberto pela escola de samba Embaixadores do Ritmo, que teve como enredo “O Olimpo se veste de verde e branco para abençoar os 200 anos de Rio Pardo”, uma homenagem ao bicentenário de criação da “Cidade Histórica”. Campeã do primeiro grupo do carnaval de Rio Pardo em 2008, a escola levou para a avenida comissão de frente, porta estandarte, abre alas, destaques individuais, alas de crianças e personagens gregos, carros alegóricos, mestre sala e porta bandeira, além da bateria, que embalou a avenida. De acordo com o diretor social da escola, Antônio Carlos Franco, a Embaixadores apresentou apenas uma parte do espetáculo em Candelária.

ENGENHEIROS – A folia prosseguiu com o desfile do bloco Engenheiros do Trago que apresentou o “Mundo Encantado do Circo”.  Os cerca de 100 integrantes levaram para a avenida dois carros alegóricos e vários destaques para mostrar a arte circense com mágicos, cuspidores de fogo, artista com bolhadeiras e palhaços. As alas levaram para a rua muita cor e criatividade. Os integrantes da bateria igualmente vestiram roupas coloridas relembrando palhaços e artistas circenses. Durante a apresentação, alguns foliões distribuíram balas ao público  presente.
Nem mesmo a chuva que caiu por alguns instantes afastou o público da Pereira Rego. Os mais prevenidos levaram cadeiras e guarda-chuvas para não perder as apresentações. O encerramento ficou por conta da escola Realeza da Vila, que compensou o atraso com muito samba no pé e com o desfile de fantasias luxuosas. Tendo como enredo “200 anos de um brasão que fez limites e propagou sua história”, a escola ingressou na passarela por volta da meia-noite. A exemplo das anteriores, a atração reuniu personagens e fantasias coloridas.
A festa se estendeu até a manhã de terça-feira, 24, com baile de carnaval ao ar livre, animado pela Banda Nova Imagem, de Cerro Branco. Durante o desfile, a organização do evento não registrou nenhuma ocorrência de desordem ou perturbação.

BAILE – As comemorações de carnaval encerram oficialmente amanhã com o tradicional Baile de Enterro dos Ossos, no Clube Rio Branco. Os ingressos para não sócios custam R$ 5,00 até as 24 horas, depois é R$ 8,00.