Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Carnaval com poucas ocorrncias policiais

Diferente dos outros anos, o feriadão de carnaval teve um número menor de ocorrências registradas em Candelária. Um total de quatro furtos, três brigas com lesões e duas autuações por dirigir veículo sem habilitação foi o número total de ocorrências que aconteceram entre sexta, 20, e quarta, 25, na terra do Botucaraí. Segundo o comandante da 4ª Companhia da Brigada Militar de Candelária, capitão Rodrigo Righes Sartori, o número de ocorrências está dentro da normalidade para o período. “Nesta época, maioria das pessoas sai para aproveitar o feriado de carnaval e deixa a residência desprotegida, facilitando a ação dos ladrões”, salientou.

FURTOS – O chamado furto qualificado, contra o patrimônio, foi o que teve o maior número de ocorrências. Na noite do último sábado, 21, Clairton Leomar Krug flagrou um indivíduo furtando frutas no pomar de sua residência. Segundo a vítima, o ladrão ainda teria feito ameaças antes de fugir do local. No final da tarde de domingo, 22, André de Oliveira, residente na Linha Boa Vista, comunicou que ladrões teriam furtado um motor de puxar água da cacimba de sua residência. Já na manhã da última segunda-feira, 23, o proprietário do Dog Center Faísca, Adelmo Paulo Barbosa, comunicou que o seu estabelecimento, localizado na Rua Sete de Setembro, próximo ao Correio, foi alvo dos ladrões. O proprietário relatou que as correntes com cadeado do portão central foram cortadas, sendo furtados do interior do estabelecimento, vários pacotes de cigarros, barras de chocolate, pacotes de chicletes e aproximadamente R$ 300,00 em dinheiro. O proprietário calcula um prejuízo total de aproximadamente R$ 1.500,00 reais. Na madrugada da última quarta-feira, 25, Juliano Cassiano Braga comunicou que ladrões haviam invadido a sua residência, situada na Travessa Vereador Osvaldo Braga, onde arrombaram uma janela e furtaram do interior, duas televisões de 14 polegadas e um aparelho de DVD.

BRIGAS – Durante o carnaval de rua, ocorrido na noite da última segunda-feira, 23, vários tumultos foram registrados nas imediações da Praça Alberto Blanchardt da Silveira, porém apenas três ocorrências foram registradas na Polícia Civil de Candelária. Duas ocorrências envolveram menores de idade, sendo que um de 12  anos foi ferido a facadas no rosto e outro, de 16, teve dois dentes quebrados após tentar apartar uma briga e ser agredido por seguranças de uma empresa particular. Duas pessoas foram presas por desacato à autoridade contra a Brigada Militar, sendo conduzidas à Delegacia para o registro e após liberadas. Sartori salientou que durante o carnaval, o efetivo candelariense contou com o reforço do Pelotão de Operações Especiais (POE) de Santa Cruz do Sul para manter a ordem no município.

TRÂNSITO NA CIDADE – O capitão da 4ª Companhia de Candelária caracteriza como positivo o fato de não ter havido nenhuma ocorrência de autuação contra motoristas embriagados no carnaval em Candelária. “Realizamos operações onde foram abordados aproximadamente 500 veículos durante o carnaval e ninguém foi flagrado.”, disse. No trânsito, foram registradas apenas duas autuações contra pessoas que não possuíam carteira de habilitação.