Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Palmital forma grupo de mulheres

Lavar, passar, cozinhar, cuidar dos filhos e do marido e ainda ajudar na lavoura são apenas algumas das atribuições que fazem parte do cotidiano das laborosas trabalhadoras rurais, e, ao contrário do que muitos podem pensar, elas não se queixam e ainda arrumam tempo para buscar sua valorização dentro das comunidades em que vivem. Os grupos de trabalhadoras rurais coordenados pela Emater e apoiados pelos sindicatos de Candelária são um indicativo disso. Hoje, são pelo menos 23 os grupos organizados que buscam formas de lazer ao reunirem-se mensalmente para trocar idéias, falar sobre saúde, buscar informações previdenciárias, incrementar os saborosos pratos da colônia e até dançar.
Com este propósito, 20 mulheres residentes na localidade de Palmital formaram no último dia 20, na Escola Dom Pedro I, o grupo “Novas Amizades”. O passo inicial para a criação do grupo surgiu após a sugestão da agente comunitária de saúde, Cátia Hübner, responsável pelo programa naquela região. O PACs (Programa de Agentes Comunitários de Saúde) busca disseminar informações principalmente na área da saúde e elevar a melhoria da qualidade de vida das trabalhadoras rurais e, por extensão, às suas famílias. Com os grupos já formados e com locais e horários de reuniões previamente estabelecidos isto fica bem mais fácil, além de empreender outras ações em benefício das comunidades.
Para a formação do grupo, foram convidados o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Candelária, Dilson Dittberner, e a tesoureira do STR e líder das trabalhadoras rurais do município, Zoni Porto Rehbein. Eles repassaram as informações que adquiriram durante os anos na formação de outros grupos e participaram da criação da primeira diretoria da entidade. O grupo "Novas Amizades" terá como sede a escola municipal Dom Pedro I, irá reunir-se sempre às 14h da quarta sexta-feira de cada mês e está aberto a novas adesões. Para tanto, basta comparecer aos encontros mensais. Na carona da formação do grupo de Palmital, mais um deverá ser criado nos próximos dias, na localidade de Linha do Salso. Segundo Zoni Rehbein, sair da rotina, participar intensamente da vida em comunidade e trocar experiências com outros grupos faz com que as mulheres sintam-se mais valorizadas e conquistem cada vez mais seu espaço na sociedade.


A diretoria do Novas Amizades
Presidente: Tânia Maria Rehbein
Vice-presidente: Leonita Züge
Primeira secretária: Tassiana Beskow
Segunda secretária: Cátia Hübner
Primeira tesoureira: Zênia Voeltz
Segunda tesoureira: Suelene Quoos
Conselho Fiscal: Sônia Schultz, Maura Böer e Erenita Züge