Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Lderes querem extenso da Cosuel em Candelria

A possibilidade de instalação de uma nova unidade de produção de leitões (matrizeira) da Cosuel, na região, despertou atenção de lideranças ligadas ao setor em Candelária. Foi por este motivo que representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), do Sicredi, da Prefeitura e da secretaria municipal de Agricultura foram até Encantado, na última sexta, 20, para colocar o município à disposição da Cooperativa.
De acordo com o secretário geral do STR, Adilo Schuck, a comitiva foi recebida pelo diretor presidente da Cosuel, Gilberto Antônio Piccinini, e pelo diretor superintendente, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas. Durante o encontro, o grupo entregou um projeto que descreve as potencialidades de Candelária para investimentos em suinocultura. Conforme Schuck, o novo investimento da Cosuel deverá beneficiar três municípios da região. Até agora, Candelária e Vera Cruz estão na disputa.
A nova unidade de produção é semelhante à instalada no município de Santa Clara. A capacidade, no entanto, é maior, para 2.200 matrizes. Os dirigentes da Cosuel não sinalizaram o montante que será aplicado no projeto. Adiantaram apenas que o município deverá providenciar uma área de terras (de 20 hectares) com instalação de água e luz, mais acesso. O prefeito Lauro Mainardi, que participou do encontro, confirmou a pré-disposição de Candelária em oferecer a infraestrutura necessária para viabilizar o empreendimento. O local, no entanto, terá que ser adquirido pela Prefeitura caso Candelária venha a ser contemplada com o projeto.
Em contrapartida, a Cosuel faria os demais investimentos, como construção das instalações e a cedência dos animais. Outros detalhes relacionados ao projeto não foram divulgados pela Cooperativa. A previsão é de que a nova unidade de produção seja instalada ainda no segundo semestre.

LEITE – Para que os municípios possam ser contemplados, a Cosuel exige o aumento da produção leiteira. Em Candelária, segundo informações do STR, existem três grandes produtores de leite que, atualmente, trabalham com outra empresa do setor. A partir de agora, o Sindicato deverá iniciar uma campanha para aumentar a produção e a venda de leite para a Cooperativa de Encantado. De acordo com Adilo Schuck, a Cosuel se dispôs a fornecer um caminhão para transportar o leite. Na próxima semana, segundo ele, dois técnicos da Cooperativa virão a Candelária para fazer um estudo que apontará os meios de aumentar a captação de leite no município.