Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Liquida RS, Tch! distribuiu mais de 22 mil cupons em Candelria

Os  descontos oferecidos durante a campanha Liquida RS, Tchê! atraíram os consumidores em Candelária.  Desde o último dia 5, quando foi lançada oficialmente em todo o Rio Grande do Sul, a promoção impulsionou as vendas do varejo. O fechamento da edição deste ano será marcado com o sorteio de 10 carros zero quilômetro, no próximo dia 19 de março, em Porto Alegre. De acordo com a Associação do Comércio e Indústria (Acic), entidade que organiza a promoção no município, 22.500 cupons foram distribuídos até a última quarta, 25, quando foi encerrada a promoção.
Inicialmente, a campanha seria estendida até o próximo dia 10. A prorrogação chegou a ser anunciada, mas foi cancelada porque a data de apuração dos prêmios já estava definida no regulamento. O Liquida RS, Tchê! teve a adesão de 67 lojas em Candelária, que ofereceram descontos especiais de 5 a 60%. A promoção, organizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-RS), serviu para incrementar as vendas no mês de fevereiro que, tradicionalmente, registram queda em função do período de férias. No ano passado, segundo a FCDL-RS, a promoção ocasionou um acréscimo de 28% nas vendas.
Considerada como a maior liquidação do Rio Grande do Sul, o Liquida gera oportunidades de negócios para lojistas e consumidores. De acordo com o presidente da Acic, Fernando Lersch, os comerciantes se mostraram satisfeitos com o resultado das vendas. O índice de acréscimo, no entanto, não foi divulgado pela Acic, já que as promoções foram oferecidas de modo individual por cada uma das empresas participantes. Já na opinião dos lojistas, o Liquida Tchê é uma oportunidade para atrair até mesmo os consumidores que estão de férias. Para a gerente das Lojas Certel em Candelária, Roberta Hintz, apesar da crise financeira se observa que as pessoas continuam comprando. “Quando se tem promoções o próprio cliente chega e pergunta o que está com desconto.  A campanha incrementa os negócios do período”, destaca.
Conforme Roberta, a loja registrou 15% de aumento no volume de vendas em função das promoções praticadas neste mês. “A loja parcelou vários produtos em até 10 vezes sem juros. Além disso, a premiação da campanha chamou atenção dos clientes”, acrescenta. Na loja Dorinho igualmente o Liquida surtiu o efeito desejado. Com descontos de até 50% nas compras à vista e a prazo, o estabelecimento registrou maior movimentação de consumidores. “Em fevereiro, as compras foram melhores do que em janeiro”, adianta Scheila de Souza, auxiliar de escritório da loja. Conforme ela, o índice total das vendas no período ainda não foi contabilizado. A estimativa, no entanto, é de que supere os valores do ano passado. “Nesta época o cliente tem o hábito de aproveitar os descontos já que está no fim da estação”, calcula.

CUPONS – Em cada compra no valor de R$ 30,00 os consumidores tiveram direito a um cupom para concorrer aos 10 carros que serão sorteados no dia 19 de março. Os veículos serão distribuídos entre consumidores (seis), lojistas (dois) e Câmaras de Dirigentes Lojistas – CDL’s (dois). Já os vendedores que tiverem seus clientes premiados receberão notebooks. Segundo o presidente da Acic, Fernando Lersch, os lojistas deverão recolher as urnas, com os respectivos cupons, até segunda-feira,  2,  e entregar na sede da entidade. Os bilhetes distribuídos em Candelária serão encaminhados para a FCDL-RS, em Porto Alegre, para posterior sorteio dos prêmios.
Apesar de a campanha ter sido prorrogada no Estado, Fernando Lersch destaca que os lojistas poderão continuar com suas promoções individuais.