Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Vndalos atacam placas e plantas

Externar suas próprias frustrações contra o patrimônio público tem sido uma prática adotada por vândalos nas ruas e avenidas de Novo Cabrais. Depois de destruírem quase que por completo o sistema de iluminação da avenida 28 de Dezembro recentemente, os criminosos viraram o foco para as placas de sinalização e a ornamentação das vias. Na esquina da avenida 28 de Dezembro com a avenida Dorval Carlos Müller foi danificada a placa de identificação das vias, e ainda na 28 de Dezembro, arrancada uma palmeira real que fazia parte da ornamentação dos canteiros.
A ação foi registrada na noite do último dia 19, mas segundo o diretor de Obras, Marcos Schultz, desta vez moradores da cidade identificaram os autores e repassaram seus nomes às autoridades. Em breve, seus nomes deverão figurar em inquérito policial. Enquanto isso, a prefeitura trabalha na recuperação dos canteiros e das placas.
O Código Penal Brasileiro define o crime de dano no caput do art. 163: “destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia, prevendo pena de detenção, de um a seis meses, ou multa”. No caso de dano qualificado, a pena é de detenção de seis meses a três anos e multa quando o crime for cometido contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista. A comunidade torce para que desta vez o trabalho de identificação e punição dos responsáveis seja eficaz e que de uma vez cesse este tipo de ação danosa contra a própria sociedade.