Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Regio entra na rea de risco da febre amarela

O secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, esteve no município no último sábado, 28, para confirmar ao prefeito Lauro Mainardi e outras autoridades a inclusão de Candelária na lista dos municípios sob risco da febre amarela. Além de Candelária, Cerro Branco e Novo Cabais integram o rol que totaliza 182 municípios em alerta. Conforme Terra, a ampliação é uma medida preventiva e acabou se estendendo também para a área central, porque em São Sepé, assim como em Santa Cruz, foi localizado um bugio infectado. Com isso, a população dessas regiões deve se vacinar o quanto antes, principalmente os que moram nas zonas rurais, onde as chances de contágio são consideradas maiores. As pessoas que costumam viajar para as áreas de risco também devem procurar os postos de saúde para se imunizar. “É importante que todos façam vacina como forma de prevenção, mas não há motivos para pânico”, ressaltou Terra.
Desde dezembro do ano passado foram confirmados oito casos da doença entre os gaúchos, sendo que cinco dos infectados morreram. Desses oito casos, Terra afirma que apenas um não teria sido contraído no Rio Grande do Sul. Em relação aos suspeitos, o número chega a cinco enfermos, todos em Vera Cruz. Destes, dois morreram e os resultados dos exames devem ser divulgados ainda esta semana. Até agora, cerca de 1,6 milhão de pessoas já foram vacinadas contra a enfermidade. A febre amarela é uma doença infecciosa, causada por vírus, que ataca o fígado e outros órgãos, podendo levar à morte.

CAMPANHA – Tão logo Candelária recebeu a notícia do secretário Terra, a secretaria da Saúde anunciou o início da campanha de imunização. Segundo o secretário municipal de Saúde, Aristides Feistler, o chamamento primário acontece para as pessoas que moram nas áreas rurais de Candelária. “Conforme a recomendação estadual, vamos dar prioridade à vacinação das pessoas que moram no interior. Por isso estaremos deslocando equipes volante já a partir desta desta terça-feira”, esclarece. A vacinação estará disponível a partir de hoje, 31, em todos os postos de saúde de Candelária, incluindo os ESF´s. O horário de atendimento é das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30. “O número de doses disponibilizado será o suficiente para atender a toda a população”, enfatizou o secretário Aristides.

Os novos da lista
Agudo, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Candelária, Cerro Branco, David Canabarro, Dona Francisca, Herveiras, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Muliterno, Novo Cabrais, Paraíso do Sul, Passa Sete, Passo do Sobrado, Pinhal da Serra, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, São José do Ouro, Sinimbu, Sobradinho, Vale do Sol, Venâncio Aires e Vera Cruz.

Importante
Não devem ser vacinados: gestantes, menores de 9 meses, pessoas com doenças febris agudas, pacientes imunodeprimidos: com leucemia, câncer, HIV positivo, em uso de corticóides, com histórico de hipersensibilidade à proteína do ovo e outros derivados de galinha.

O roteiro de vacinação no interior
Equipe 1
Amanhã, 1º de abril
8h – Faxinal dos Porto – Escola Daltro Filho
10h – Linha Palmeira – Escola Mário Vaz Ribeiro
13h30 – Travessão Schoenfeldt – Escola Margarida Boeck
15h – Vila Botucaraí – Escola Fábio Nackpar dos Santos

Quinta-feira, 2 de abril
8h – Pinheiro – Escola Eveline F. Oliveira
10h – Bom Retiro – Escola João Batista Porto
13h30 – Vila Fátima – Escola Percílio Silveira
15h – Rebentona – Escola Pedro Álvares Cabral

Sexta-feira, 3 de abril
8h - Linha do Rio – Escola São Paulo
10h - Linha Facão – Escola Guilherme Ginow
13h30 - Linha Curitiba – Escola Mém de Sá
15h - Linha Brasil – Escola Francisco Hübner Filho

Equipe 2
Hoje, 31 de março
13h30 – Costa do Rio – Igreja Sinodal
16h – Cortadinho – Escola Willy Kronbauer

Amanhã, 1º de abril
8h30 – Quilombo – Igreja Sinodal
13h30 – Palmital – Escola Dom Pedro I
16h – Picada Roos – Escola Ewaldo Prass

Quinta-feira, 2 de abril
8h – Vila União – Pavilhão da Igreja Católica
13h – Roncador – Escola Jacob Scheidt
16h – Arroio Lindo – Escola São José

Sexta-feira, 3 de abril
8h – Alto da Légua, Três Pinheiros e Cabeceira do Salso – nas respectivas escolas
13h30 – Linha do Salso – Escola Max Sperling
16h – Arroio Grande –  Escola Honório Porto

Sábado, 4 de abril
7h30 – Picada Karnopp – Escola Augusto Karnopp
9h30 – Picada Karnopp – Escola Adolfo Karnopp
13h – Linha Passa Sete – Horto Medicinal
15h – Alto Passa Sete – na Ponte do Império

Segunda-feira, 6 de abril
8h – Picada Escura – Escola Adão Jaime Porto