Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Prefeitura vai realizar novo concurso

O objetivo é contratar profissionais qualificados para a nova função que a prefeitura terá que assumir ainda neste semestre. Trata-se do licenciamento ambiental, que passará a ser de responsabilidade dos municípios e não mais do Estado. Conforme o secretário de Administração e Modernização, Valdir Röhrs, a exemplo da maioria das cidades gaúchas, Candelária não estava preparada para atender a demanda. “Nós ainda não temos pessoas habilitadas no quadro para este serviço, por isso vamos ter que realizar o Concurso Público”, explica.
Segundo ele, a nova atribuição também vai acarretar na criação de um departamento específico na secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, que possivelmente terá que ser desmembrada. Entre os cargos que deverão ser criados estão o de biólogo, engenheiro florestal e engenheiro químico. “Ainda não temos o número exato de quantas vagas serão abertas”, adianta. Conforme Röhrs, a previsão é de que a licitação para contratação da empresa responsável pelo concurso seja aberta até o segundo semestre. “Se o município assumir o licenciamento ambiental antes de o concurso ser realizado estes profissionais terão que ser contratados em caráter de emergência por um período determinado”, acrescenta.
Além destes, serão necessários alguns profissionais da área da saúde que, igualmente, serão contratados através do concurso. A relação dos novos cargos não foi divulgada pelo secretário. Ele adiantou, apenas, que as vagas serão abertas para atender a uma exigência do Ministério da Saúde. Na avaliação de Röhrs, os novos profissionais que serão incluídos ao quadro vão melhorar o atendimento à população. No que se refere ao licenciamento ambiental, estima-se que o serviço se torne mais rápido com a municipalização. Até então, as licenças são liberadas pela Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental).