Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Febre amarela: quatro mil vacinas aplicadas

Até o início da tarde de ontem, 2, a secretaria municipal de Saúde tinha contabilizado a aplicação de aproximadamente quatro mil doses. O número inclui o que foi distribuído nos postos da cidade e do interior do município desde segunda, 30. O objetivo é imunizar toda a população nas próximas semanas. A urgência, num primeiro momento, é de vacinar os moradores do interior, visto que as áreas de mata são mais propícias para a incidência do mosquito transmissor da doença (roteiro segue ao lado).
De acordo com a enfermeira Fernanda Weirich Cardoso, que está coordenando a vacinação, haverá doses suficientes para toda a população. Na quarta, 1º, o município recebeu mais 7.500 vacinas do governo do Estado. Na cidade, a aplicação tem sido feita no Posto de Saúde Central das 8h às 16h (de segunda à sexta) e das 7h30 às 17h (sábado), e nas ESF’s (Estratégias de Saúde da Família) dos bairros Rincão Comprido, Ewaldo Prass e Marilene das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h (segunda à sexta) e das 8h30 às 16h (sábado). A vacinação também prossegue hoje durante todo dia no posto montado junto à rodoviária.
Conforme Fernanda, não há motivos para alarde. “As pessoas podem ficar tranqüilas e vir, aos poucos, para se vacinar. Toda a população será imunizada e haverá doses pelas próximas semanas para quem precisar”, diz. Ela também recomenda que, em casos de dúvidas, se consultem os enfermeiros nos postos de saúde, visto que nem todas as pessoas podem receber a dose.

CONTRA-INDICAÇÕES - A vacina contra a Febre Amarela não pode ser feita por pessoas que tenham doenças febris agudas, em estado de imunodepressão (pacientes com leucemias, linfomas, câncer generalizado ou em uso de cortico esteróides em esquemas imunodepressores) ou que estejam submetidos a outras terapêuticas imunodepressoras (quimioterapia, radioterapia, antineoplásica e antimetabólicos).  Também é contra-indicada a pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida, com história de hipersensibilidade a proteína do ovo e outros derivados, para gestantes e crianças menores de seis meses de idade.

O roteiro no interior
Hoje, dia 3
8h - escolas São Paulo (L. do Rio) e Jacob Kaercher (Alto da Légua)
9h - escola Emílio Jacob (Três Pinheiros)
10h - escolas Guilherme Ginow (L. Facão) e Woldemar Roesch (Cabeceira do Salso)
13h30 - escolas Mem de Sá (L. Curitiba) e Max Sperling (L. do Salso)
15h - escola Francisco Hübner Filho (Linha Brasil)
16h - escola Honório Porto (Arroio Grande)

Amanhã, dia 4
7h30 - escola Augusto Karnopp (Picada Karnopp)
9h30 - escola Adolfo Karnopp (Picada Karnopp)
13h - Horto Medicinal (Linha Passa Sete)
15h - Ponte do Império (Alto Passa Sete)

Segunda, dia 6
8h - escolas Reinaldo Grünewald (L. Bernardino) e Adão Jaime Porto (Picada Escura)