Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Tem Feira do Peixe na semana que vem

Até a última quarta, 1º, cinco produtores estavam inscritos para participar da 16ª edição da Feira do Peixe. O evento, que já é tradicional no município, deve reunir inúmeros consumidores entre os dias 8 e 10, na Rua Sete de Setembro, junto à praça Alberto Blanchard da Silveira. De acordo com o extensionista da Emater, Sanderlei Pereira, a estimativa é de que sejam vendidos cerca de seis mil quilos durante os três dias.
Em entrevista à Folha, ele disse que serão oferecidos peixe fresco, congelado e filetado, das espécies traíra, jundiá, carpas (capim, cabeça grande, prateada e escama), pintado, dourado, piava e cascudo. De acordo com Sanderlei, a maior procura é por carpa capim de até um quilo e meio. “A preferência se justifica porque com este peso a carpa é muito semelhante à traíra”, diz. “A maior parte do peixe é comercializado eviscerado, pego no açude e trazido para a feira acondicionado em gelo”, acrescenta.
Os produtores interessados em participar da feira ainda podem se inscrever até a próxima segunda, 6, na Emater. Os produtos serão comercializados na quarta e quinta - das 8h30 às 18h30, e na sexta - das 8h30 às 11h. Os preços são fixados por cada produtor. Não há um valor mínimo definido.

ATIVIDADE - Em Candelária, a piscicultura ainda é uma atividade de subsistência para melhoria da alimentação nas propriedades. Os excedentes são vendidos durante a Semana Santa, a Feira Ecológica, em mercados ou nas próprias localidades dos criadores.