Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Jovens prestam o juramento Bandeira

Na manhã da última sexta-feira, 27, no Centro Comunitário Chico Streck, em Cerro Branco, aconteceu a solenidade de juramento à Bandeira dos dispensados do Serviço Militar da classe 1990 e anteriores. Doze jovens receberam seus certificados militares  do prefeito Bruno Luciano Radtke, do vice Edson Joel Lawall e secretários municipais presentes no ato oficial.
A cerimônia foi comandada pelo 2º tenente e delegado da 9ª Delegacia de Serviço Militar, Gilberto de Oliveira Moraes, que aproveitou para falar sobre a responsabilidade dos jovens em relação à nação. “Vocês acabam de cumprir um importante papel. Mas a sua responsabilidade com a nação não termina aqui. Todos vocês devem estar sempre à disposição do nosso país para servi-lo”, enfatizou.
O juramento é um compromisso que formaliza a dispensa, mas que indica que, apesar de não fazer parte do quadro de recrutas, o jovem, até completar 45 anos de idade fica à disposição do Exército e poderá ter que se apresentar em caso de guerra ou em defesa da Pátria. O prefeito Bruno Luciano Radtke desejou sucesso aos jovens. “Tenho certeza de que vocês são homens de bem e honrados. Busquem alcançar seus objetivos com trabalho e dignidade, acreditando no seu potencial e em seus sonhos”, acrescentou.
Alistamento – Iniciou na quarta-feira, 1º, o processo de Alistamento Militar para os jovens da classe de 1991 e anteriores. Segundo a secretária da Junta de Serviço Militar de Cerro Branco, Télis Porto Skolaude, o alistamento é obrigatório e o prazo encerra no dia 30 de abril. Para realizar o Alistamento Militar é necessário apresentar a Certidão de Nascimento ou carteira de identidade, CPF e duas fotos 3x4 iguais e recentes.  A secretária lembra que desde o ano passado o município passou de não-tributário para tributário, o que quer dizer que os jovens que se alistarem não mais estarão dispensados do Serviço Militar Inicial de imediato. Todos passaram por processo de seleção – possivelmente coordenado pelo 1º Regimento de Carros de Combate de Santa Maria – no mês de agosto.