Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Projeto prev o cercamento de campos de futebol

Uma série publicada pela Folha está contando a história de agremiações já extintas, que movimentaram o futebol de campo de Candelária desde meados do século passado. As reportagens, além de valorizar os atletas amadores do passado, mostram também  a tradição do futebol de campo no município. Nessa semana ganhou força um projeto que objetiva fortalecer a prática do esporte em Candelária, principalmente nas localidades do interior. A idéia é melhorar a estrutura de campos, com cercamento, vestiários e sanitários mais adequados. Pelo projeto, as melhorias seriam viabilizadas através de parceria entre o município e as agremiações.
Idealizada pela secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Cultural, a iniciativa conta com o apoio do vereador Alan Wagner e do presidente da Câmara Municipal, vereador Ovídio da Silveira. Num primeiro momento, a parceria seria firmada com quatro clubes: Ouro Verde (Linha Bernardino), Ouro Preto (Pinheiro), Pinheiro (Pinheiro) e Gaúcho (Linha Travessão). Representantes das quatro equipes foram recebidos ontem pelo prefeito Lauro Mainardi em seu gabinete, oportunidade em que o projeto de parceria foi debatido. Participaram da reunião, ainda, o vereador Alan Wagner e os secretários Ottmar Becker (Finanças) e Jorge Mallmann (Esporte).
O prefeito Lauro demonstrou sua preocupação com a queda da receita relacionada à crise mundial, situação que, conforme argumentou, reforça ainda mais o compromisso dos administradores com a austeridade e a responsabilidade fiscal. Mesmo assim, prometeu, na medida do possível, apoiar o projeto, desde que sejam atendidos todos os requisitos de ordem legal. Pela proposta, o município cederia as equipes, mediante convênio, recursos para a compra do material para o cercamento dos campos, que inclui tela, postes e portões, num montante aproximado de R$ 10 mil por agremiação. Por sua vez, as equipes se responsabilizariam pela mão-de-obra e as demais melhorias de vestiário e sanitários. Além disso, os clubes cederiam os campos para as escolas municipais mais próximas e ficariam compromissados  a participar dos campeonatos municipais por 10 anos  ininterruptos. Fundamentalmente, segundo argumentaram Jorge Mallmann e o vereador Alan, o projeto visa reforçar a prática esportiva nas comunidades interioranas, motivando sobretudo os jovens. “Muitas comunidades se organizam através de um clube esportivo e as competições proporcionam lazer e integração entre as pessoas”, enfatizou o secretário. A proposta será analisada com maior profundidade pela administração municipal nos próximos dias e poderá, em breve, render boas notícias para o esporte de Candelária.