Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Manifestao de f no Botucara

Uma peregrinação com diferentes motivações será reeditada nesta Sexta-Feira Santa junto ao Cerro Botucaraí. Trata-se de uma tradição antiga na qual se misturam manifestações de fé, crença popular, espírito aventureiro e interesses comerciais. Pelo quarto ano consecutivo, o aspecto espiritual será valorizado pela encenação da Paixão e Morte de Cristo, uma promoção conjunta da prefeitura, Associação Cultural de Candelária Érico Veríssimo (Accev) e Comunidade Católica. O espetáculo tem início previsto para às 10h da manhã. Após, o padre Antônio Bremm irá coordenar uma celebração que inclui a bênção de chás, recipientes com água e outros objetos, além do tradicional Beijo do Senhor Morto.
A encenação estará a cargo do Grupo de Teatro Municipal Cara & Cor’agem, núcleo da Accev coordenado pela professora Alveni Santos. A exemplo das edições anteriores, o espetáculo promete emocionar o público, levando em conta a grande carga dramática das cenas. No último domingo, 5, o grupo esteve no local da apresentação para um ensaio final. Na oportunidade, Alveni ressaltou a importância de cada um dos participantes do elenco para o resultado final, independentemente do papel. Ela enfatiza a dedicação e o empenho do grupo de teatro e das demais pessoas que se somam a esta encenação. Também pediu a compreensão dos órgãos de imprensa e dos próprios populares para que não invadam a área delimitada reservada aos atores para tirar fotografias.
MELHORIAS - A edição deste ano da romaria será marcada por algumas melhorias importantes. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Cultural, Jorge Mallmann, informa que serão disponibilizados seis banheiros químicos no local. Além disso, uma parceria com a Celetro resultou no fornecimento de energia elétrica na área, outra antiga reivindicação dos freqüentadores habituais da romaria. Para tanto, Mallmann agradece o empenho da equipe de eletrificação, ligada à secretaria municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. O secretário de Cultura também não poupou elogios ao trabalho executado pela secretaria de Obras. Segundo ressaltou, os acessos estão em ótimas condições e a área de estacionamento também ganhou uma atenção especial, sendo aumentada em relação aos anos anteriores. “Tudo foi planejado e executado para receber bem os visitantes”, completou. A Viação Santa Cruz irá oferecer linhas de ônibus especiais para a romaria (veja quadro).

Cavalgada da Marcela
Uma outra novidade da peregrinação ao cerro deste ano será a Cavalgada da Marcela, uma iniciativa da Invernada Campeira e do Grupo de Cavaleiros do CTG Sentinela dos Pampas. A cavalgada tem saída prevista para às 5h30 do CTG em direção ao trevo da Linha Boa Vista. Dali, toma a direção do cerro, num percurso de cerca de 12 quilômetros. Um grupo de apoio irá acompanhar os cavaleiros de carro para ajudar a colher a marcela. Eles pretendem acompanhar a encenação e participar da celebração, doando ramos de marcela junto com a cerimônia de bênção dos pãezinhos. Depois, retornam à cidade, onde reúnem-se com familiares na sede do CTG Sentinela dos Pampas para o almoço à base de peixes.

Ônibus para a romaria
Manhã
- Saída do portão da Viação Santa Cruz (Mal Deodoro) - 7h30, 8h e 9h.
- Saída do bairro Marilene (terminal da Viação) - 7h30
Tarde
- Saída do portão da Viação - 12h30 e 13h
- Saída do bairro Marilene - 12h30
Retorno
- A partir do cerro - 16h, 16h30 e 17h