Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

BM realiza opera??o hoje

A Brigada Militar deflagrou em janeiro uma ação que visa coibir a criminalidade em todo o estado do Rio Grande do Sul, a chamada Operação Concentrada. Segundo o comandante da 4ª Companhia da Brigada Militar de Candelária, capitão Rodrigo Sartori, a operação tem como objetivo a abordagem de pessoas em veículos, bares e similares e casas noturnas com o intuito de prevenir a criminalidade tanto nestes locais como nas vias públicas. Segundo ele, até o dia 24 de abril foram contabilizadas 2.980 abordagens de veículos. Destes, 26 foram autuados, o que significa que a cada 114 veículos abordados, um é multado.
BOATOS – Com base nesses resultados, o capitão Sartori esclarece à população de que a suposta meta de multas estabelecidas para cada policial não passa de um boato. “Isto é folclore, o que existe, na verdade, é um estudo do Comando Geral da Brigada em que foi constatado que os principais crimes cometidos no Estado estão ligados ao uso de veículos. Por esta razão que desde janeiro existe esta operação e um alto índice de abordagens em veículos”, esclarece. O capitão complementa: “A idéia é prevenir e combater a criminalidade baseado no estudo realizado e não com o intuito de multar, pois isto acaba gerando uma insegurança no criminoso que planeja algum ato ilícito”.
No mês de abril, 4.666 pessoas já foram abordadas, com dez destas detidas e apresentadas à delegacia. Sete bares e seis casas noturnas foram vistoriadas, estando todas com a documentação em dia. Como o objetivo da Brigada Militar é buscar uma maior segurança e prevenção contra o crime, o capitão pede a compreensão da população, pois a operação é uma atividade rotineira.