Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Expocabrais recebeu 20 mil visitantes

Pelo menos 20 mil pessoas estiveram em Novo Cabrais no último fim de semana para prestigiar a edição de 2009 da Expocabrais. Os números foram revelados pela comissão organizadora da festa na segunda-feira, 6, que contabilizou a participação de 82 expositores dos mais diversos setores. Bailes e shows, além de parque inflável, praça de alimentação, rádio parque, passeio ciclístico e veloterra fizeram da Expocabrais de 2009 uma das mais concorridas feiras da região.
A solenidade de abertura, sexta-feira, 3, foi marcada pela presença de muitas autoridades da região, incluindo os prefeitos de cidades vizinhas, deputados e vereadores locais. A solenidade contou com a participação do Coral Municipal. No discurso de boas-vindas, o prefeito Sérgio da Rosa destacou as dificuldades enfrentadas pela prefeitura, mas ponderou que houve consenso para a realização da festa diante da importância do evento para os cabraisenses e para o desenvolvimento do município. Ele convidou a poulação presente para visitação dos estandes, seguida de um coquetel no Centro de Convivência do Idoso.
À noite, a atração foi a banda Passarela, que levou pelo menos 1.000 pessoas ao lonão instalado ao lado do ginásio Ruy Barbosa.
O sábado já começou com três atividades simultâneas: os Jogos de Integração da Juventude no centro desportivo municipal, parque inflável gratuito para crianças de 1ª a 4ª séries do município e a palestra sobre Bioenergia que antecedeu a demonstração da esmagadora de grãos e de transformação de óleo de cozinha para a fabricação do biodiesel.
Os jogos aconteceram durante todo dia - pela parte da manhã futebol feminino e à tarde vôlei feminino e masculino e futebol masculino. Ao todo, participaram 25 equipes. As campeãs do futebol feminino foram: em 1º lugar VipCats de Cachoeira do Sul e, em 2º, Só Elas, de Novo Cabrais. Já no futebol masculino a equipe campeã foi Unidos da Vila, de Candelária, e a vice-campeã foi o time do Juventude de Novo Cabrais. No vôlei feminino o troféu ficou com a equipe da Olímpica de Cachoeira do Sul e o segundo lugar para a equipe Cachoeira do Sul da respectiva cidade. Na categoria vôlei masculino o 1° classificado foi Jpeifer de Cachoeira do Sul, e o 2° Sacolão Verde de Candelária.
Representantes do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores) apresentaram a palestra sobre Bioenergia, destacando a importância da preservação do planeta e em momentos alternados apresentaram ao público a demonstração da máquina que transforma grãos e óleo de fritura em Biodiesel, uma forma de economizar e preservar recursos financeiros e ambientais.
Já os pequenos se divertiram nos brinquedos infláveis. À tarde o público principal foi a Terceira Idade que animou o lonão com a Banda Integração até à tardinha. O ingresso para o baile era alimentos não - perecíveis. Ao todo foram arrecadados (em benefício da creche núcleo social Loreno Beskow) 21 kg de arroz, 15 kg de açúcar, 12 litros de leite, 3 kg de sal, 7 kg de feijão, 14 pacotes de massa, 2 pacotes de bolacha, 3 litros de azeite, 22 kg de farinha, 1 kg de farinha de milho e 250 g de café em pó.
À noite o sucesso dos palcos ficou por conta da banda Nova Imagem que animou a festa até de madrugada, com público semelhante ao dia anterior.
No domingo pela manhã 70 ciclistas participaram do primeiro Passeio Ciclístico de Novo Cabrais, com visitação ao Parque Witeck. A participação só não foi maior em decorrência da instabilidade do tempo verificada pela manhã. Mesmo assim, foram anotadas presenças de ciclistas de Cachoeira do Sul, Paraíso do Sul, Santa Cruz do Sul, Candelária e de Novo Cabrais. A bicicleta aro 24 - principal prêmio do evento - foi para o ciclista Mauro Dumke, de Paraíso do Sul.
Foi no domingo à tarde que a Expocabrais obteve o recorde de participação da edição de 2009: mais de 15 mil pessoas. Com muitas atividades simultâneas a feira atraiu os mais diversos públicos. A 3ª etapa da copa Bioleve Zanela Centro e Serra de Veloterra 2009, que ocorreu aos fundos do ginásio, lotou suas proximidades, o show com talentos regionais também abrilhantou a festa com três bandas bastante irreverentes: Anju’s Rebeldes e Fórmula Perfeita de Cerro Branco e banda Pura Emoção de Candelária. E mais à noite o encerramento, com o show da Banda Havaí que lotou o lonão.

Público aprova a festa e dá sugestões para a próxima
Os organizadores da Expocabrais 2009 colheram durante os três dias de feira o depoimento de 60 pessoas. O objetivo foi buscar sugestões e obter as impressões sobre a festa. Foram ouvidos expositores, visitantes, autoridades e cabraisenses, com idade entre 12 e 65 anos.
Segundo o apurado, as principais sugestões foram quanto à escolha das bandas – todos quiseram mais grupos participando e mais tempo de duração das apresentações e bailes – e a disposição dos estandes. Os itens mais elogiados foram a organização e a valorização da cultura local. “A população cabraisense vive praticamente da cultura agrícola e a feira comportou um grande número de estandes e demonstrações que beneficiam os pequenos e grandes agricultores, e isso é excelente. Estão todos de parabéns”, destaca o vice-prefeito de Paraíso do Sul, Tércio da Silva.
“Para felicidade dos organizadores praticamente todos os entrevistados destacaram que a feira estava maravilhosa e muito diversificada ou que havia pouco a ser corrigido. Também foi ótimo ouvir as opiniões para que possamos ampliar as atrações para a próxima edição”, destaca o vice-prefeito.

A aprovação da Expocabrais
Nota média: 8,9 (avaliação de 0 a 10)
Excelente 34%
Bom 56%
Regular 7%
Não gostaram 3%