Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Riquezas do nosso futebol - Captulo VII

1974. Um ano que ficou marcado pela tragédia do edifício Joelma, em São Paulo, onde um incêndio de grandes proporções causou a morte de 179 pessoas e deixou mais de 300 feridos. Nos EUA, o presidente Nixon renúncia ao cargo após o escândalo watergate. No Brasil, o general Ernesto Geisel assume a presidência na época da ditadura militar. No esporte, Emerson Fittipaldi se torna o primeiro brasileiro bicampeão do mundo na fórmula um e a Alemanha conquista pela segunda vez a copa do mundo após vencer a Holanda na decisão. O Brasil finalizou na terceira colocação. Alheio a todos estes fatos que ocorriam na época, surgia no dia 24 de março de 1974 na localidade de Faxinal dos Porto, o Esporte Clube Sarrazani.
Segundo o agricultor Décio Vilmar Porto, hoje com 46 anos, o seu pai, Sadi Porto (já falecido), foi um dos grandes incentivadores da equipe. Décio se recorda que a equipe do Sarrazani surgiu devido ao término do Minuano, da Sesmaria do Cerro, como forma de se seguir com o futebol na região. Com o fim da equipe vizinha, Sadi Porto ajudou a organizar a primeira reunião, onde a equipe foi fundada pelos seguintes atletas: Enio Correa, Jairo Gomes, Juarez da Silva, Nivo Gomes, Saul Rodrigues, Caniveti, Noredino Correa, Nilto Gomes, Franscisco Porto, Lauro de Souza, Alarico e Walnei Silva. Flori Adão Rebhein foi escolhido o 1º presidente da agremiação.
Nos primeiros anos, o azul e branco do Faxinal disputava apenas amistosos e torneios pela região. Os principais adversários na época eram o Botafogo (Travessão Schoenfeldt), Botucaraí e São João (Picada Escura). “Íamos para os jogos de reboque puxado por um trator. Era uma festa estas viagens”, se lembra Décio. O campo da equipe ficava localizado na propriedade de Sadi Porto, que na época possuía uma bodega, um engenho de arroz e um salão de baile. “Meu pai gostava disso, de organizar o time, fardamento, marcar os amistosos, de fazer com amor o futebol aqui na localidade” diz Décio.

LEIS – Ao encontrar antigos cadernos do Esporte Clube Sarrazani, Décio se recorda que nas reuniões a diretoria do time definia algumas regras para os jogos, que deveriam ser cumpridas à risca. Uma das interessantes da época diz respeito à equipe principal, que tinha a despesa livre com a passagem de ônibus e alimentação quando disputavam torneios, sendo custeadas pelo time. Outra determinação era relacionar os atletas por escrito nos titulares, segundinho e infantis, os quais tinham o compromisso de defender a agremiação nos amistosos todos os finais de semana durante a gestão daquela determinada diretoria.

JOGO MARCANTE – Entre os amistosos que a equipe realizava Décio recorda de um amistoso entre Sarrazani x São José, de Porto Alegre (clube que atualmente é profissional e disputa o campeonato gaúcho), que foi disputado no Faxinal dos Porto.“Foi montada uma seleção com os melhores jogadores da nossa região. Infelizmente perdemos aquele jogo por 2 x 1”, frisou o agricultor. Em municipais, a equipe do Faxinal disputou uma vez o certame, em meados dos anos 80. A equipe enfrentou as tradicionais equipes do Olarias, Gaúcho (Linha Travessão), Aliança (Arroio Grande), Quilombo entre outras, sendo o Sarrazani eliminado na 1ª fase. Sobre os destaques do time, Décio lembra de Nivo Machado Gomes, um meio-campista que rolava a pelota na maior perfeição. “O Nivo era um jogador de média estatura e possuía as duas pernas tortas, mas sabia jogar como poucos.”, frisou.

FUTURO – O Sarrazani existiu até o início da década de 90, quando Sadi Porto, por problemas de saúde, acabou deixando a equipe. O fundador veio a falecer em maio de 1992. “Ninguém mais quis assumir o time após o falecimento do pai, o que culminou com o término do Sarrazani”, contou. A partir do fim da equipe de futebol onze, surgiram na localidade as equipes de futebol sete do Bragantino, Real e Ajax. Em 2005, o Faxinal, comandado por Décio Porto, chegou até as semifinais do municipal de sete, sendo eliminado pelo Severo, do Pinheiro. Após a equipe do Faxinal no Municipal de Sete, não teve mais futebol na localidade, sendo apenas realizados torneios de futebol, promovidos pelas escolas da região. Sobre uma possível volta do Sarrazani, Décio define que ainda não é o momento. “Naquela época se gostava do futebol, as pessoas vinham de longe para participar dos jogos com a vontade de vestir a camiseta. Hoje, vejo que a gurizada não tem a mesmo interesse que nós tínhamos naquele tempo, pois para se fazer futebol atualmente, precisa ter muita responsabilidade e compromisso”, finaliza.


Na foto principal, a primeira formação do E.C.Sarrazani: Jarbas Braga, Sadi Cunha, Milton Machado, Ivo Machado, Noredino Correa e Alberi Caraveta. Agachados: Wanda, Crioulo, Crespo, Alarico Caraveta e Jorge Brixner