Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

UFSM vai apoiar projeto de gado de corte

A convite do STR e da Inspetoria Veterinária, o professor Clayton Hillig do departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) esteve em Candelária para conhecer o projeto de incentivo à criação de gado de corte. O encontro, ocorrido no início do mês, foi acompanhado por duas alunas do curso de Zootecnia da universidade e por lideranças locais. Na oportunidade ficou acertado que a instituição vai oferecer consultoria ao grupo gestor e apoiar pesquisas na área de pastagens, raças e manejo.
De acordo com Dione Lazzari, a UFSM também se comprometeu a trabalhar no desenvolvimento de outros projetos de geração de renda, como o de piscicultura e fruticultura. Na visita ao município, a equipe conheceu a propriedade de Juarez Cândido, na Vila Passa Sete, e de José Adroaldo Porto, na Linha Palmeira. "Com isso, o professor e as alunas puderam verificar a topografia e o solo do município", explica.
Em entrevista à Folha ele disse que o projeto foi criado há mais de um ano e que, devido à falta de crédito para financiar animais de terminação, ficou estagnado. "A idéia é voltar a debater este ponto com as instituições bancárias na tentativa de obter algum avanço", complementa. Desse modo, conforme Lazzari, o projeto poderá ser alavancado e cumprir o objetivo de abastecer o mercado local com carne de qualidade gerando renda ao agricultor familiar.
A previsão é de que o professor Clayton Hillig retorne a Candelária na segunda quinzena de maio para reiniciar os trabalhos.