Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Osmar Terra esclarece as prximas aes para o PPV

O secretário Estadual de Saúde, Osmar Terra, esteve em Candelária nesta quarta-feira, 15, reunido com lideranças do Executivo e Legislativo e representantes de entidades. No encontro foram esclarecidas as próximas ações que serão realizadas para firmar o acordo do município com o Programa de Prevenção da Violência (PPV). Terra foi recepcionado com café da manhã no Cande Hotel.
O Programa de Prevenção da Violência é um dos projetos desenvolvidos pela Câmara Setorial de Segurança e Prevenção da Violência, criada pela governadora Yeda Crusius, em fevereiro do ano passado, por considerar a violência como um problema de saúde pública. Dessa forma, a coordenação ficou com a secretaria Estadual de Saúde. Criado em 2007 pelo Governo do Estado, em parceria com a Unesco, o PPV tem a coordenação do secretário estadual de Saúde, Osmar Terra. Tem por objetivo reduzir em pelo menos 20% os índices de violência através de uma rede social integrada com ações governamentais e não-governamentais. Participam do programa os 50 municípios com maiores índices de violência do Rio Grande do Sul.
O objetivo do programa é contribuir para a redução da violência através da construção de uma rede social que identifique, integre, articule e promova ações governamentais e não-governamentais. A principal meta é diminuir em 20% a violência no Estado, nos próximos quatro anos. Cinco municípios já estão desenvolvendo o projeto piloto (Alvorada, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas e Santa Cruz) e agora outros 50 foram escolhidos, entre eles Candelária.
O prefeito Lauro Mainardi explica que o PPV será organizado por uma comissão formada pela secretaria municipal de Saúde e representantes das áreas de bem-estar social, educação e segurança. Eles atuarão em conjunto com representantes das secretarias de Educação e Assistência Social, gabinete da primeira-dama, Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil e Brigada Militar, além de entidades da sociedade civil. Na prática, serão promovidas ações para prevenir e diminuir a violência no município.