Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Bovinocultura: as primeiras experincias com smen sexado no municpio

Uma nova prática de inseminação artificial está começando a ser implantada em Candelária, a do chamado sêmen sexado. Trata-se da possibilidade do criador escolher com antecipação o sexo do animal com uma margem de acerto bem maior do que a do sêmen convencional. O sêmen sexado introduzido em novilhas na localidade de Linha do Rio são selecionados por um laboratório especializado. Na tarde da última quarta-feira, 15, a reportagem da Folha conversou com o agricultor Roni Rehbein, que juntamente com o filho, Carlos, implantou o novo sêmen em algumas vacas do rebanho da família.
Carlos, que é inseminador, conta que há cerca de dois anos vem realizando o trabalho com sêmen convencional junto às propriedades da região. “Iniciei nesta prática por curiosidade. Fiz o curso de especialização e atualmente venho desempenhando a prática”, conta o jovem. Com o objetivo de melhorar o rebanho na propriedade e de buscar uma nova fonte de renda, Roni e Carlos adquiriram um botijão de sêmen para realizar inseminações nas vacas da propriedade.

SÊMEN SEXADO – Há aproximadamente um ano, após receber informações de um técnico, os agricultores resolveram realizar uma experiência com o sêmen sexado. Roni conta que adquiriu 15 doses e fez a inseminação em duas vacas da raça holandesa em julho do ano passado. Entre os últimos dias 15 e 20 de março, as duas vacas tiveram duas bezerras. Roni conta que uma delas nasceu com 52kg e a outra com 48kg. A respeito da nova tecnologia, Carlos relata que as chances de o animal nascer com o sexo escolhido são de 75%. “Se o sêmen for feminino, tem 75% de chance de nascer fêmea e 25% de ser macho”, explica. Já o sêmen convencional possui 50% de chances para ambos os sexos. Os agricultores salientam que as inseminações são realizadas de acordo com as informações repassadas pelos proprietários através do período de pré-gestação das novilhas. Carlos revela que o custo de uma inseminação de sêmen sexado gira em torno de R$100,00. “É um sêmen que tem mais chances de dar certo, dependendo do período em que for realizada a inseminação“, diz.
DIA DE CAMPO – Os agricultores, que também trabalham com a produção de leite, irão realizar um dia de campo em parceria com a empresa de laticínios Cosuel, no próximo dia 28, na propriedade da família, na Linha do Rio. Os produtores do município interessados em participar podem obter maiores informações pelos fones 9704 4775 (Carlos) ou  9969 1054 (Roni).