Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Projeto de Lei de alunos cabraisenses pode virar lei

Onze alunos da Escola Pedro Lovato, de Novo Cabrais, participaram no último dia 13, na Assembléia Legislativa do Estado, em Porto Alegre, do projeto “Deputado Por um Dia”. Além dos deputados estudantis, alguns pais, a diretora Rose Lipke, o vice-prefeito Leodegar Rodrigues e alunos de 7ª e 8ª séries da escola prestigiaram a sessão.
No dia 11 de março a escola já havia sediado um ciclo de palestras preparatórias para os alunos selecionados. Nas semanas seguintes foram escolhidos os estudantes que comporam o plenário por um dia: Cristina Calonti,  Douglas de Moura, Estefânia de Arreal, Gabriel Rodrigues, Gabriele Camillo, Leonardo Cerentini, Mariluci Bataioli, Paula Vargas, Pedro Lovato Alberto, Tamara Bilha e Rosiane Nascimento. A comitiva cabraisense foi recebida pela manhã no gabinete do presidente da Assembléia Legislativa gaúcha, Ivar Pavan. “Que todos os projetos possam ser muito bem discutidos e, se a maioria desejar, que sejam aprovados”, afirmou o presidente da Assembléia, deputado Ivar Pavan (PT), ao abrir a Sessão Plenária do Estudante. Depois de se manifestar, Pavan passou o comando da Sessão ao presidente da Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan, deputado Adão Villaverde (PT). Também esteve presente na atividade o deputado Edson Brum (PMDB), que lamentou a falta de vontade de algumas pessoas de discutir política. E aconselhou: “Discutam política. Toda decisão depende de uma ação política”.
Na sessão, os jovens deputados formaram o partido Jovens Preparando o Futuro – JPF –. Orgulhosa com o desempenho de seus alunos  a diretora do educandário afirma que o maior benefício do projeto é propiciar ao estudante espaço para que ele amplie seus horizontes, cresça em conhecimento e se torne um cidadão crítico e atuante na sociedade.

PROJETO DE LEI – Por resolução, a primeira edição do ano do Deputado Por um Dia é sempre dedicada às mulheres, numa alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Neste sentido, os alunos da Escola Pedro Lovato conseguiram instituir a Semana Estadual de Prevenção e Orientação da Gravidez na Adolescência, que aconteceria anualmente entre os dias 8 e 12 de junho. O PL 2/2009 foi aprovado por unanimidade.  “A gravidez, muitas vezes, coloca a vida das mulheres em risco, acabando com projetos e sonhos”, afirmou a líder do fictício partido Jovens Preparando o Futuro (JPF), Cristina Calonti. O projeto foi inspirado no programa “Te liga”, que desenvolve ações educativas de prevenção à saúde.
A organização e programação da semana deverão seguir as diretrizes do Governo do Estado, por intermédio das Secretarias de Estado da Saúde e da Educação e será enviada à Coordenadoria Regional de Educação. Após a realização das atividades constantes no projeto elaborado pela escola, deverá ser enviado o relatório devidamente documentado com fotografias, filmagens e publicações sobre o evento. A diretora Rose Lipke conta que no dia da sessão foi procurada pelo assessor do deputado Adão Villaverde, Anderson Nunes dos Santos, que solicitou autorização para o deputado apresentar o projeto na Assembléia Legislativa para que seja transformado em  Lei Estadual. O projeto será creditado aos alunos da Pedro Lovato quando virar lei, garantiu o assessor.

A JUSTIFICATIVA – Segundo os alunos, se faz necessário o desenvolvimento de um projeto estendido às famílias e aos grupos e associações das comunidades cuja culminância será o Dia do “Te Liga”. O evento tem como objetivo “ampliar o conhecimento e desenvolver o senso de responsabilidade da mulher adolescente e suas famílias, levando-as a conhecer os métodos preventivos da gravidez e esclarecendo-os sobre os problemas decorrentes de uma gravidez precoce, tanto para a adolescente como para a família e a sociedade como um todo”. O grupo afirma que o programa trabalha ainda valores, afetividade e relacionamento.