Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Bolsa Famlia contempla mais 65

Foram entregues nesta quinta-feira, 23, na secretaria municipal de Assistência Social e Habitação, 65 novos cartões que contemplam candelarienses com o Programa Bolsa-Família. O ato contou com a presença dos beneficiados, do prefeito Lauro Mainardi, do gerente da Caixa Econômica Federal de Candelária, Paulo Roberto Görck, e da secretária de Assistência Social e Habitação, Leandra Sartori.
O prefeito salientou que é importante todos terem conhecimento de que o beneficio é uma troca de obrigações. “O governo entra com o benefício, mas é preciso que as crianças freqüentem a escola e  participem das ações específicas promovidas pela Secretaria de Assistência Social”, diz. “A responsabilidade de tratar com seriedade este benefício é de cada um, e este é o papel que o cidadão deve cumprir”, enaltece.
Até o final de 2008, a secretaria de Assistência Social e Habitação cadastrou no município mais de 3.500 famílias. Destas, cerca de 2.400 recebem o benefício. O valor mensal destinado a Candelária gira em torno de R$ 125.198,00.
O Bolsa-Família é um programa de transferência de renda a famílias em estado de pobreza e extrema pobreza, que vincula o recebimento do auxílio financeiro ao cumprimento de compromissos nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social. Também busca a inclusão social, por meio da transferência de renda e da garantia de serviços essenciais, tendo como objetivo o combate à pobreza e outras formas de privação das famílias, além de criar possibilidade de emancipação dos grupos familiares e desenvolvimento da renda local, diminuindo assim a desigualdade social.
Segundo a secretária Leandra Sartori, a falta de informações em torno do programa pode fazer com que as famílias beneficiadas percam o abono pago pelo Governo Federal. Para evitar isso, a prefeitura de Candelária, através da secretaria de Assistência Social está empenhada em atualizar os cadastros dos seus beneficiados que há mais de dois anos não o fazem. “As famílias que recebem o benefício e residem na cidade estão sendo agendadas para o atendimento na própria secretaria, e as famílias que residem no interior receberão a equipe do Bolsa Família em locais próximos às suas residências”, explica.