Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Sujeira embaixo do tapete

É humano tentar esconder erros! O que parece doentio é acreditar que eles ficarão ocultos sem ninguém ficar sabendo. Isso é um engano! Um erro fatal! É como varrer para baixo do tapete e considerar a casa limpa.
O atual presidente do Paraguai, Fernando Lugo, teve de admitir a paternidade do filho de Viviana Carrillo. O fato virou escândalo porque ele ainda era bispo sob os votos de castidade.  Para complicar, outra mulher afirma igualmente ter dado a luz a um filho de Lugo. Aparentemente o bispo paraguaio imaginava que estes erros permaneceriam escondidos no passado, mas a revelação bombástica está aí.
Este fato público serve para ilustrar. Cada um de nós pode admitir semelhanças ao paraguaio. O ser humano não é tão sincero como idealiza – aliás, a falsidade humana chega a ponto de mentir para si mesmo. Mas a lembrança nos adverte: um dia a sujeira embaixo do tapete avoluma-se e aparece.
O rei Davi, apesar de suas inúmeras virtudes, também caiu nas garras da hipocrisia. Cometeu erros gravíssimos, envolvendo adultério e assassinato, e, depois, tentou esconder seus erros. Varreu a sujeira para baixo do tapete, acomodou-se pensando estar tudo resolvido. Enganou-se! Deus sabia de tudo! (2 Samuel 11 e 12).
Mais tarde, ele mesmo escreve: “Enquanto não confessei (escondi) o meu pecado, eu me cansava, chorando o dia inteiro. Então eu te confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados.” (Sl 32.3,5).
A Bíblia diz que tudo o que está oculto será revelado (Mt 10.26). Por isso, não devemos nos iludir. Não há como ocultar erros e permanecer neles achando que ninguém vai ficar sabendo, afinal, temos um Deus que tudo sabe e tudo vê.
A Bíblia nos diz: “Se dissermos que não temos pecados, a nós mesmos nos enganamos e a verdade não está em nós” (1 Jo 1.8) – isto é – estamos varrendo a sujeira para baixo do tapete. Mas o texto continua dizendo “Mas, se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 Jo 1.9)
O escândalo vindo do passado do presidente paraguaio serve como exemplo. O melhor é abandonarmos os caminhos tortuosos, parando de mentir para nós mesmos. E melhor ainda é saber que, em Cristo, podemos encontrar perdão e podemos retomar nossas vidas, pois Ele varre integralmente a sujeira levando-a para o lixo, limpando assim os tapetes das nossas vidas.
Pastor Ismar L. Pinz