Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Sinal verde para a Expocande 2009

Em reunião realizada no gabinete do prefeito Lauro Mainardi, ficou confirmada a realização da quinta edição da Expocande, a feira do comércio, indústria e agropecuária de Candelária. A decisão foi anunciada pela direção da Acic e Prefeitura Municipal na última sexta-feira, 23 de abril.
A idéia é realizar a feira no parque de eventos do município. Outra mudança importante diz respeito a data da Expocande 2009. Um consenso entre a administração municipal, dirigentes da Acic e outros interessados estabeleceu o mês de novembro para a realização do evento. A abertura oficial está prevista para o dia 4  e o encerramento no dia 8 do mesmo mês. Segundo o secretário municipal de Desennvolvimento Econômico e Cultural, Jorge Mallmann, a mudança levou em conta vários fatores, todos convergindo para o interesse em garantir o sucesso de público nos shows, feira e exposições. “Nosso parque de eventos localiza-se em campo aberto. Por isso, em julho, no inverno, não teríamos o público que, com certeza, comparecerá no mês de novembro”, enfatizou. Mallmann lembra ainda que esse retardamento irá permitir um prazo maior para a conclusão das obras em andamento no parque, com destaque para o ginásio poliesportivo.
O presidente da Acic, Fernando Lersch, concorda que o evento terá mais público em novembro e acredita que se fosse em julho seria muito difícil a Acic apoiar a realização da Expocande. Os principais motivos são a falta de recursos financeiros em função da construção da sede própria, e também a crise que o comércio de Candelária enfrenta com a baixa nas vendas para este período do ano, que já costumava apresentar uma boa movimentação em torno do inverno.
O prefeito Lauro Mainardi acredita que os levantamentos feitos com relação ao período correto para a realização da feira foram fundamentais para a decisão e seria muito decepcionante para a comunidade candelariense falhar mais um ano. “Com a crise ficaria desgastante para o Poder Executivo concretizar a Expocande em julho. Mas com o excelente trabalho que iremos efetuar em conjunto com algumas entidades e a iniciativa privada, acreditamos em uma feira de resultados positivos e grandes atrações. Uma Expocande, enfim, à altura do potencial do nosso município” explica.
As obras no parque de eventos, como calçamento, ginásio e, possivelmente, um campo de futebol com pista olímpica, deverão ficar prontas para sediar a Expocande 2009. Nos próximos dias, será eleita uma comissão que fará a fiscalização destas obras e que se encarregará das demais providências com vistas à organização da feira, incluindo a captação de recursos.