Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Os reflexos positivos da Fest Feira

Ainda ecoam os resultados positivos da Fest Feira realizada de 8 a 10 de maio em comemoração aos 21 anos de emancipação de Cerro Branco. A festa de aniversário do município teve um público recorde de 30 mil pessoas, segundo a Brigada Militar. Na edição da terça-feira, a Folha divulgou a opinião de expositores e participantes da festa e, hoje, repercute um pouco mais sobre as atrações.
Entre os estandes mais visitados estava o de carros antigos, motos e jipes, com destaque para o Prass 1956, desenvolvido e construído em Cachoeira do Sul, em 1956, pelo técnico em eletrônica Ruben Prass, hoje com 77 anos. O carro, feito em alumínio, tem motor de motociclo com potência de 9,5 cavalos-vapor e faz 25 quilômetros por litro de combustível, chegando até 90 km/h. Prass construiu o automóvel em um ano porque se dedicava ao empreendimento só nas horas vagas. “Naquele tempo não existiam carros nacionais. Quem queria um carro tinha que comprar usado ou importar. Como eu não queria nenhuma destas opções, decidi criar meu próprio carro. Com ele já fui quatro vezes à praia de Torres, ainda no tempo que a BR 290 era de chão batido”, recorda.
Doze carros, entre fuscas, Austins, Variants, DKWS e calhambeques participaram da feira. Os seus proprietários fazem parte do Veteran Car Club (Cavecc) de adoradores, colecionadores e restauradores de carros antigos de Cachoeira.
Conforme o coordenador do projeto, Alceu Mainardi, proprietário de um Ford 1929, pelo menos 100 automóveis antigos já estão inscritos para formarem o clube. “Além disso, recebemos muitas notícias de carros com potencial de serem restaurados e trazidos para o clube”, comemora dizendo que foi muito bom participar da feira em Cerro Branco.

SOM E TUNING – Cerca de 50 competidores se inscreveram e foram divididos em 26 categorias na competição de som automotivo e tuning, realizado domingo, 10, com destaque especial para as categorias novato e trio elétrico.